O Flamengo vai desligar do seu elenco o treinador Jorge Sampaoli antes da partida contra o Bahia, que acontecerá neste sábado (30). A demissão é o primeiro passo na tentativa de conseguir um acordo com o técnico Tite. Tite, ex-técnico da seleção brasileira, está com o seu futuro incerto e analisa com cuidado a procura do clube. Porém, a definição depende da avaliação de toda sua equipe de trabalho.
O Orlando City, que ainda dispõe do treinador colombiano Oscar Pareja, andou sondando o treinador brasileiro, no entanto, só poderá fazer qualquer tipo de mudança ao final da temporada, no dia 21 de outubro. Tite tem estudado inglês desde o final do Mundial do Catar e ficou sabendo do interesse para trabalhar nos EUA. Caso opte por essa, o treinador ficaria ainda mais distante dos grandes mercados e da competição no nível mais alto, o que ele almeja.
Outras oportunidades para Tite
O treinador recebeu outras propostas neste ano de 2023. Há quatro meses, um empresário entrou em contato com ele e tentou levá-lo para o AI Nassar, que atualmente está sendo dirigido por Luís Castro, mas não teve acordo entre ambos. O técnico também foi procurado por outro clube saudita, o AI Hilal, mas também não chegaram a um acordo.
Tite durante Croácia x Brasil pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. (Foto: Reprodução/David S. Bustamante)
Sem nenhum contrato desde o final da Copa de 2022, Tite aproveitou esse tempo para se dedicar a família e, inclusive, fez algumas declarações públicas que não voltaria ao futebol brasileiro nesta temporada. A proposta do Flamengo, no entanto, sacode o treinador, que sabe muito bem a pressão e o desafio que terá que encarar no Rubro-Negro, que está ansioso por títulos depois de tantas derrotas em 2023.
A equipe do técnico
Atualmente a equipe de Tite é formada por Matheus Bachi, seu filho, que foi analista de desempenho e era auxiliar no período do Corinthians, Cleber Xavier, auxiliar, e Fabiano Mahseradjian, preparador físico. Há também outros membros como Cesar Sampaio, ex-jogador e também auxiliar de Tite na Copa.
A primeira tarefa de Tite à frente da seleção será chamar a equipe para os amistosos de setembro. (Foto: Reprodução/Luis Acosta/AFP)
A decisão do técnico passa pela análise de toda a sua equipe fixa de trabalho. O treinador prefere ouvir seus companheiros para definir o que irá fazer. Ainda com Jorge Sampaoli no clube, a possibilidade de Tite acertar contrato e treinar o elenco para enfrentar o Bahia é muito pequena.
Foto Destaque: Flamengo abre diálogo com Tite, ex-treinador da Seleção, para um possível contrato. Reprodução/Marvin Ibo Guengoer