Influenciador ou influenciadora é um adjetivo substantivo que significa que ou quem influencia. Nos dias atuais os o mercado com suas práticas antropofágicas se apropriou do termo e hoje em dia forjou o termo Influencer Digital com uma única finalidade, vender produtos.
Plataforma digitais como Tio Tok, Instagram, You Tube, LinkedIn entre outras sevem de vitrine para essa nova modalidade que está focada em utilizar personalidades que exerçam algum tipo de influencia, seja ela qual for.
E essa nova indústria de influenciadores, como é conhecida, está dando espaço para um novo conceito chamado de Creators Economy. Nessa pratica os criadores vão para outra seara além da criação de conteúdo, eles são responsáveis pela geração de negócios, desenvolvimento de novas parcerias e criam ecossistemas que giram em torno de suas marcas. Segundo estimativas da CB Insights, no ano de 2021, essa Creator Economy movimentou mais de U$$ 1 bilhão no mundo todo, essa alta foi de 30% quando comparada ao ano de 2020
Os influenciadores digitais vão influenciar o mundo. (Foto: Reprodução/GerandoEmpreendedores)
A perspectiva para 2022 é que a indústria esteja consolidada, principalmente no Brasil. Um dos fatores que mais influenciaram essa crescente foi o live-commerce, que gera conteúdo ao vivo propondo a venda de serviços e produtos. Mesmo cômodas as evoluições na forma como se vem trabalhando esse influenciadores existe também aquele pacote mais básico. Para se ter uma idéia do valor cobrado por um post vamos conhecer a lista da consultoria Statista que fez um balancete do ano de 2021 mostrando quais foram os influenciadores e celebridades que tem o post mais caro no Instagram.
Cristiano Ronaldo cobra em média o valor de U$$ 1,6 milhão por mês por cada post em seu Instagram. Só na rede o gajo tem 383 milhões de seguidores.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/O-Santander-esta-de-volta-a-Formula-1
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Agora-foi-a-vez-de-um-Tesla-explodir-e-ir-para-o-espaco
Outro no ranking é o ator The Rock que cobra o U$$ 1,52 milhão na sua conta numa rede social com mais de 285 milhões de seguidores. Ariana Grande está perto de The Rock e o preço para postar em sua rede social é de U$$ 1,52 milhão. Completam a lista Kilie Jenner, Selena Gomez, Kim Kardashian, Lionel Messi, a cantora Beyoncé e Kendal Jenner, que é irmã de Kim e de Kilie.