A Fórmula 1 está de volta depois de duas semanas de intervalo desde o GP do Japão, e já está encaminhado para as suas últimas etapas da atual temporada. A corrida deste final de semana, é o GP do Catar, e ela promete ser especial, além de mais uma sprint na temporada, o piloto Max Verstappen pode cravar o campeonato no sábado, no Circuito de Lusail, este será o seu terceiro título mundial, e faria isso com cinco GPs de antecedências.
A pista do Catar, teve a primeira corrida realizada em 2021, e volta ao calendário depois de se ausentar na temporada passada, devido a Copa do Mundo Masculina, realizada no país.
Neste final de semana, acontecerá a quarta edição da sprint na temporada, que concede ao piloto vencedor oito pontos extras aos oito melhores na disputa, que conta com 100 km. Quando a sprint acontece, o final de semana é alterado, ele conta com dois treinos livres a menos, duas classificações e duas corridas.
Curiosidades da pista do GP do Catar. Foto: reprodução/site/ge.globo.com
Horários do GP do Catar
Na sexta-feira (6), acontece o treino livre 1 às 10h30 (de Brasília), e às 14h acontece a classificação para a corrida de domingo.
Já no sábado (7), às 10h é realizada a classificação para a sprint, e às 14h30 começa a sprint. E no domingo (8), a corrida começas às 14h.
A TV Band transmite o GP do Catar e a sprint na TV aberta. A Bandsports exibe as duas corridas, as duas classificações, além do único treino livre do final de semana.
O que é sprint?
A sprint é uma prova mais curta, cujo número de voltas equivale a 100 km percorridos no circuito, equivalente a uma variação de 15 até 24 voltas, isso depende da extensão da pista de onde ocorre. Rem até 1 hora de duração; caso esse tempo seja ultrapassado, será dada mais uma volta, e logo em seguida a bandeira quadriculada vai ser agitada. Essa prova não conta com a cerimônia de pódio, como acontece em uma corrida convencional.
Se menos de 50% da corrida não for concluída por uma interrupção definida da corrida, ou caso o líder não tenha completado mais de das voltas sem o safety car na pista, ninguém pontua.
Foto destaque: Circuito de Lusail. Reprodução/Clive Mason/Getty Images