Após o comunicado sobre a suspensão da programação da 38ª Oktoberfest Blumenau, a equipe de gestão do Parque Vila Germânica iniciou o processo de desmontagem parcial dos pavilhões do evento na madrugada desta sexta-feira (6).
Estrutura do evento Oktoberfest (Foto:reprodução/Pancho Fresard/CNN Brasil)
Previsão
A cidade de Blumenau, localizada em Santa Catarina, está lidando com a possibilidade de uma enchente nos próximos dias. O Rio Itajaí-Açu, que atravessa o município, chegou a se aproximar da cota de inundação, que é de 8 metros, na quinta-feira (5). Desde então, o nível da água diminuiu, e ao meio-dia desta sexta-feira (6), estava registrado em 5 metros e 34 centímetros.
Essa medida visa se antecipar à previsão de enchentes no município como parte de um esforço preventivo. Conforme as informações fornecidas pela Defesa Civil de Santa Catarina, é esperado que o nível das águas do Rio Itajaí-Açu atinja a marca de 12 metros, ultrapassando assim a cota de inundação no bairro da Velha, onde está localizada a estrutura da festa.
O evento, que teve início na quarta-feira (4), não terá atividades programadas até terça-feira (10). Este é um acontecimento inédito em 39 anos do festival, sendo a primeira vez que uma Oktoberfest de Blumenau é suspensa após o seu início.
Segundo o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, neste momento, está em curso a remoção de equipamentos eletrônicos da área externa do parque, bem como a desmontagem da estrutura de sonorização, iluminação, mesas e cadeiras.
Histórico
A história deste evento na cidade catarinense, que é considerada a segunda maior festa germânica do mundo, tem suas raízes ligadas à recuperação após uma enchente histórica. A enchente mais devastadora registrada em Blumenau completou 40 anos em 2023.
Em junho de 1983, uma enchente que durou um mês fez com que o nível do Rio Itajaí-Açu atingisse a marca de 15 metros e 34 centímetros, causando oito mortes e deixando milhares de desabrigados. Em agosto de 1984, o rio ultrapassou esse nível, atingindo 15 metros e 46 centímetros, mas baixou de forma mais rápida.
Se a previsão da enchente se confirmar, espera-se que a Vila Germânica seja afetada no final da tarde de domingo. No entanto, as águas do Rio Itajaí-Açu devem passar rapidamente pelo parque, uma vez que a cota de inundação estabelecida para a região é de 11 metros, e o pico previsto, de acordo com a Defesa Civil, será de 12 metros de altura.
Foto Destaque: Nível do Rio Itajaí-Açu na última quinta-feira (5) – Reprodução/Eduardo Valente/GOVSC/gauchazh