INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Corinthians anuncia a demissão de Vanderlei Luxemburgo e comissão

O Corinthians anunciou, em nota, a demissão do treinador Vanderlei Luxemburgo e de sua comissão técnica na tarde desta quarta-feira (27). A decisão vem na tarde do dia seguinte ao empate por 1 a 1 contra o Fortaleza, em partida de ida válida pelas semifinais da Copa Sul-Americana, no qual a insatisfação da torcida se tornou evidente no apito final.

Na nota oficial, o clube paulista informou os demitidos, agradeceu pelos serviços prestados e desejou sucesso nas carreiras, no futuro. Por fim, indicou que a comissão permanente do clube conduzirá o treino desta quarta-feira.


Nota oficial do Corinthans que anuncia a demissão de Vanderlei Luxemburgo e Comissão Técnica (Foto: reprodução/Sport Club Corinthians Paulista)


Desempenho e destaques de Luxemburgo

Luxemburgo encerrou sua terceira passagem no clube com 50% de aproveitamento: foram 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas nos 38 jogos disputados pelo clube. Neste tempo, foi eliminado na fase de grupos da Libertadores, em uma terceira colocação com sete pontos, duas vitórias, um empate e três derrotas. A mais sentida foi contra o Independiente del Valle, na quinta rodada, que culminou sua impossibilidade de ir para as oitavas de final da competição.,

Na Copa do Brasil, parou nas semifinais, em uma eliminação para o São Paulo muito criticada por conta da falta de reação e do clube após sofrer a virada no placar agregado, no jogo de volta, no Morumbi, depois de uma vitória por 2 a 1 na ida, na Neo Química Arena.

No campeonato Brasileiro, apesar de terminar a passagem no décimo lugar e com 30 pontos, Luxemburgo passou a maior parte do tempo com o clube ameaçado de entrar no Z-4, situação que ocorreu nas primeiras rodadas do primeiro turno.


Vanderlei Luxemburgo atuando como treinador do Corinthians em sua terceira passagem (Foto: reprodução/Agência Corinthians/Gazeta Esportiva/Terra)


A Copa Sul-Americana se tornou a chance mais precisa de uma vaga na Libertadores para o Corinthians, caso chegue na final e conquiste. Luxemburgo disputou todas as partidas do torneio, eliminando o Universitário, do Peru, nos playoffs das oitavas de final (vitórias por 1 a 0 e 2 a 1), Newell’s Old Boys, da Argentina, nas oitavas (2 a 1 e 0 a 0) e o Estudiantes, também da Argentina, nas quartas de final (vitória e derrota por 1 a 0 e classificação nos pênaltis por 3 a 2). Todas as situações de jogo foram consideradas complicadas, incluindo a partida contra o Estudiantes, no qual passou a situação mais próxima de uma eliminação devido as bolas na trave finalizadas pelo clube argentino. A situação de dificuldade de repete nas semifinais, após o empate por 1 a 1 contra o Fortaleza, em casa, na última terça-feira (26).

A terceira passagem de Vanderlei também é marcada pelas respostas às perguntas de jornalistas em entrevistas coletivas pós-jogo. Em uma delas, revelou que a estratégia da partida de volta contra o São Paulo, nas semifinais da Copa do Brasil, era de “perder por 1 a 0” no primeiro tempo, pelo que justificou como “questões emocionais”. Da mesma forma, após a classificação contra o Estudiantes, no jogo de volta, indicou que a vitória do Corinthians por 1 a 0 na ida, em casa, “permitiu que o clube perdesse em La Plata”.

Outro destaque do treinador ocorreu logo em sua chegada ao clube, em um momento de cobranças da torcida contra a diretoria e elenco. Luxemburgo foi até os torcedores, na porta do CT Joaquim Grava, para conversar e conseguiu a confiança deles, o que gerou uma sobrevida ao clube nos jogos seguintes, mesmo com os resultados ruins, com um pedido para que aguardassem a evolução do elenco nos jogos seguintes.


Vanderlei Luxemburgo conversa com torcedores da Gaviões da Fiel em protesto contra elenco e diretora, em maio de 2023 (Foto: reprodução/Vinicius Bueno/Flashscore)


Mais sobre o treinador

Atualmente, Vanderlei Luxemburgo tem 71 anos. O treinador nasceu em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e atuou como lateral-esquerdo de 1971 a 1980, passando por clubes como Botafogo, Flamengo e Internacional. Luxemburgo atua como treinador desde 1980 e teve passagens por 23 clubes diferentes e pela Seleção Brasileira.

Seus trabalhos de destaque envolvem o Bragantino – clube no qual conquistou a Série B em 1989 e o Paulistão em 1990 -, Palmeiras – multicampeão entre 1993 e 1994 -, Santos – campeão brasileiro em 2004 e bicampeão paulista em 2006 e 2007 -, Cruzeiro – tríplice coroa em 2003, com os campeonatos Mineiro e Brasileiro e a Copa do Brasil -, Corinthians – campeão brasileiro de 1998 e paulista, em 2001 – e Real Madrid no qual, apesar de não conquistar um título, ficou marcado por treinar os chamados “Galáticos”. Vanderlei também treinou a Seleção Brasileira entre 1998 e 2000 (no último ano, a seleção olímpica), conciliando o primeiro ano com o Corinthians. Apesar das conquistas da Copa América de 1999 e do Pré-Olímpico de 2000, não ficou no cargo após a eliminação para Camarões por 2 a 1, em gol de ouro marcado na prorrogação.

 

Foto Destaque:Vanderlei Luxemburgo na vitória do Corinthians por 1 a 0 contra o América-MG, em partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2023. Reprodução/Rodney Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo/UOL Esporte

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...