INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

FIFA anuncia que a Copa do Mundo de 2030 terá seis sedes diferentes

A FIFA anunciou na manhã desta quarta-feira (4) que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três países, sendo esses Espanha, Portugal e Marrocos. Além dessas sedes, o torneio será disputado inicialmente na América do Sul, com o jogo de abertura marcado para acontecer em Montevidéu, no Uruguai, que foi palco da primeira edição da Copa do Mundo, em 1930.

A primeira rodada da competição também contará com jogos na Argentina e no Paraguai.

Copa do Centenário

Essa será a 24ª edição da Copa do Mundo. Em homenagem ao aniversário de cem anos da primeira edição, disputada no Uruguai e conquistada pela seleção local, a entidade máxima do esporte escolheu o país sul-americano como sede do jogo de abertura.

A partida será disputada no Estádio Centenário de Montevidéu, palco da final em 1930. Argentina e Paraguai receberão um jogo cada na sequência, conforme foi divulgado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Após a primeira rodada, a competição acontecerá na Europa e na África. Essa será a terceira edição com mais de uma sede, e a primeira a ser disputada em mais de um continente. A Copa de 2018, disputada na Rússia, foi a edição mais próxima de ser intercontinental, já que a cidade de Ecaterimburgo, que recebeu quatro jogos durante a fase de grupos, se encontra na divisa entre Europa e Ásia.

Outro detalhe importante é o novo formato, que será implementado logo na edição de 2026. Serão 48 seleções, com um total de 104 partidas.

Os seis países que sediarão o torneio já estão garantidos, como de costume.


Estádio Centenário de MontevidéuArredores do Estádio Centenário de Montevidéu (Foto: Reprodução/X/@Worldstadium23)


Decisão

Em comunicado, a FIFA relatou que a candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal foi escolhida como a única possível por unanimidade. A escolha pelas três sedes sul-americanas também foi aprovada por unanimidade.

As três sedes ainda precisam passar pelo processo de ratificação no Congresso da FIFA, que acontecerá em 2024.

A escolha por mais de uma sede pode ser tornar uma tendência para as próximas edições. A edição de 2026 já está confirmada para acontecer nos três países da América do Norte, 24 anos após a edição de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão.

Anúncios antecipados

A FIFA planejava anunciar a sede da Copa de 2030 em outubro do ano que vem, porém, a notícia “vazou” antes da hora. Graças a Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, que divulgou a decisão através de suas redes sociais.

A informação foi confirmada por Robert Harrison, presidente da federação paraguaia de futebol.

Inicialmente, a candidatura sul-americana contava com a presença do Chile também. Porém, a CONMEBOL escolheu retirar esse país, a pedido da FIFA.

Posteriomente, o presidente da entidade confirmou a decisão e disse que a organização pretende arranjar alguma forma de compensar o Chile. Após o anúncio das sedes para 2030, a FIFA anunciou que a edição de 2034 será disputada na Ásia ou na Oceania.

Uma forte candidata é a Arábia Saudita, que planejava concorrer como possível sede para a edição de 2030.

 

Foto destaque: Presidente da FIFA com a taça da Copa do Mundo e as bandeiras dos seis países sede. Reprodução/FIFA

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...