Vanderlei Luxemburgo monta time com média de idade alta e demonstra confiança nos experientes do elenco em busca de arrancada no campeonato.
A média de idade da equipe cruzeirense não chega a ser maior que no comando de Mozart, porém é considerada alta tendo em vista o número de jovens que compõem o plantel da raposa. Além de repetir a escalação nos dois primeiros jogos, o Cruzeiro entra em campo com média de 30,2 anos de idade. Luxemburgo tem apostado em nomes com bagagem, são eles: Fábio (40); Rômulo (34), Eduardo Brock (30); Ariel Cabral (33), e Rafael Sobis (36); Wellington Nem (29) e Marcelo Moreno (34).
Flamengo goleia Olímpia no Paraguai e leva vantagem para chegar ás semifinais da Libertadores
Alguns jovens também compõem o time títulos de Luxa até o momento, são eles que dão balanceamento para a média de idade: Ramon (26) e Jean Victor (27); Flávio (21); Bruno José (23).
Ainda em sua entrevista de apresentação, Luxemburgo havia ressaltado a importância de jogadores experientes na Série B.
“É bom ter jogador experiente, mas experiente é bom que esteja bem. Não adianta ter experiência e só jogar com a experiência, e o jovem ser jovem e não jogar, porque outros têm mais experiência. Quero time equilibrado, mas que esteja produzindo, independente de ter experiência, que tenha nome ou não tenha nome. Isso (idade) para mim não interessa”. Disse o treinador.
A base do Cruzeiro sempre foi conhecida por revelar excelentes jogadores ao longo dos anos, porém na equipe titular atual apenas Flávio subiu do sub-20 para o profissional. Situação que se dá por ambiente pressionado, dentro e fora de campo, o que impede que bons nomes tenham tempo para se acostumar com o ritmo de jogo e peguem experiência.
Na partida desde sábado (14) contra o Sampaio Corrêa, Stênio e Marco Antônio, crias da base, estarão entre os relacionados para a partida, algo que muito agrada a torcida cruzeirense, que vinha cobrando chances aos jovens.
Prováveis Escalações
CRUZEIRO: Fábio; Norberto, Ramon, Eduardo Brock e Jean Victor; Flávio, Rômulo e Giovanni; Wellington Nem, Felipe Augusto e Rafael Sobis. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
SAMPAIO CORRÊA: Luís Daniel; Luís Gustavo, Joécio, Nilson Júnior e Filipinho (Pimentinha); Betinho, Ferreira e Eloir; Jean Silva, Nádson e Ciel. Técnico: Felipe Surian.
(Foto destaque: Vanderlei Luxemburgo em treino na Toca Da Raposa ll. Bruno Haddad/Cruzeiro)