INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

No dia da consciência negra equipes fazem postagens contra o racismo

No dia da consciência negra equipes fazem postagens contra o racismo

No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, um dos mais importantes chefes de quilombo foi assassinado. Hoje comemoramos o dia da consciência negra. O futebol sempre foi um dos pilares mais importantes da sociedade, os clubes brasileiros fizeram postagens para reforçar a luta contra o racismo nesse dia memorável.

Quem postou

Os times da série A do Brasileirão, como América Mineiro, Athletico Paranaense, Botafogo, Red Bull Bragantino, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama, postaram em suas redes sociais mensagens condenando os atos racistas e reforçando a luta contra esse preconceito.

Os times da série B e de outras divisões inferiores, como Ceará, Guarani, Londrina, Novorizontino, Ponte Preta, Sport, América do Rio Grande do Norte, Botafogo da Paraíba, Confiança, CSA, Figueirense, Náutico, Paysandu, Portuguesa, Sergipe e Treze, fizeram o mesmo que os clubes da série A e homenagearam algumas figuras negras importantes da história do clube, junto com mensagens que declaram guerra ao preconceito.


No dia da consciência negra equipes fazem postagens contra o racismo

O palmeiras usou a caricatura de Jorge Mendonça, um dos maiores idolos de sua história. (Foto:reprodução/instagram/@sepalmeiras)


A relação

No ano de 1947, o jornalista Mário Filho escreveu um livro intitulado “O negro no futebol brasileiro”. Não à toa a relação entre a luta contra o racismo e o esporte é tão entrelaçada. No dia 14 de maio de 1905, o Bangu escalou pela primeira vez um jogador negro para atuar na partida. Além do clube carioca, Ponte Preta e Vasco da Gama também tiveram importante atuação na chegada dos negros no esporte.

Há também uma história muito conhecida do jogador Carlos Alberto que, para não receber tanto ódio dos torcedores aristocráticos do Fluminense, passou pó de arroz na cara para disfarçar a pele negra. Segundo o tricolor carioca, isto é uma mentira e a verdade é que o jogador passou talco para amenizar irritações na pele após fazer a barba.

 

Foto destaque: O clube Vasco da Gama é visto como o principal pioneiro na luta contra o racismo no Futebol. (Reprodução/esportenewsmundo/AmandaZola)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...