INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Vasco: Ramón Diaz critica atuação da equipe apesar da vitória

O Vasco da Gama venceu mais uma partida e encaixou uma sequência de três vitórias seguidas no brasileirão, o triunfo por 2×1 sobre o América MG neste domingo (12) em São Januário trouxe alívio ao torcedor cruzmaltino que viu seu time abrir três pontos de vantagem em relação ao Cruzeiro, primeiro time no z-4. Contudo Ramón Diaz foi na contramão do que é visto no futebol brasileiro e criticou a postura da equipe, e afirmou que para fugir do rebaixamento não basta apenas o resultado.

Resultado sem desempenho

O futebol brasileiro é conhecido por ter uma cultura resultadista, onde o importante é o resultado em detrimento ao seu desempenho. Ramón Diaz em sua entrevista coletiva após o jogo, renunciou à análise em cima do resultado que muitos técnicos se apoiam após vitórias com desempenhos ruins, e disse estar decepcionado com a postura da equipe em campo. O treinador vascaíno se mostrou preocupado com erros que a equipe cometeu, por conta do tempo de trabalho e disse:

“Estou muito decepcionado com a equipe, pois não é a forma que trabalhamos. (…) Estamos trabalhando há muito tempo e a equipe falhou, por isso estou bastante preocupado porque, mesmo com a vitória, a luta ainda não terminou.”

No entanto essa cultura vem do fato do torcedor brasileiro ser acostumado com conquistas a curto prazo, já que no Brasil os campeonatos estaduais começam e terminam de forma rápida logo no início do ano, entregando títulos e crises a equipes ainda em construção, fazendo com que o resultado do projeto seja exigido quase que de forma imediata. O treinador argentino contrasta com essa mentalidade e busca um trabalho sólido e confiável, ao invés daqueles que chegam pensando somente no objetivo final sem pensar no que estão a construir.

“Com certeza, todos estão contentes com o resultado, mas no futebol, para salvar um time, é preciso jogar bem, é preciso interpretar de outra maneira, é preciso ter outro ritmo, outra dinâmica e outra pressão.”


Assista aos melhores momentos de Vasco 2×1 América-MG. (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)


Desmpenho sem resultado

Contudo, o desempenho por si só não traz o resultado, visto que o América MG, apontado por muitos com um time que apresenta um futebol melhor do que a pontuação no campeonato sugere, é o lanterna da competição. A partida contra o Vasco foi mais um exemplo, já que os gols esperados (xG) do coelho, estatística que calcula os gols esperados de uma equipe com base na qualidade das chances criadas, foram de 2.45 contra os 1.23 do cruzamaltino. Ramón Diaz analisou o confronto como um dos mais difíceis, e classificou as equipes que não possuem mais compromissos com a competição como as mais perigosas, dizendo:

“Hoje era um dia muito especial, conversamos a semana toda que seria a partida mais difícil, porque quando se enfrenta um time que não tem compromisso nem responsabilidade de jogar por pontos verdadeiramente é muito difícil. Eles foram superiores em todos os sentidos: tático, de jogo, em dinâmica, em pressão e nos duelos individuais. Foram muito superiores em todos os setores”

Homenagens vascaínas

A vitória do Vasco veio em uma bola parada, quando Payet fez um lindo gol de falta nos minutos finais em noite marcada pelas homenagens a Roberto Dinamite, ídolo do clube e exímio cobrador de faltas. Payet ao marcar o gol comemorou apontado para a imagem do ex-jogador em seu uniforme. Ramón Diaz elogiou o francês dizendo:

“É um exercício muito difícil, encontramos uma equipe muito dinâmica e ele não podia jogar dar tanto dele. (…) Estou contente por ele, porque está sendo um reforço enorme, não pensei em colocá-lo antes e na hora que precisamos o coloquei em campo e ele deve estar contente”

A torcida cruzmaltina fez uma grande festa em São Januário, apresentando um bandeirão com a imagem de Roberto Dinamite e diversos vascaínos ilustres. Ramon Diaz elogiou a torcida que apoiou a equipe do início ao fim, mesmo com o desempenho ruim da equipe e disse:

“A torcida é maravilhosa, como acompanha, como está presente, como apoia, a paciência que tem porque a equipe não jogou bem e eles apoiaram até o último minuto.”

O próximo desafio do Vasco da Gama será o confronto direto contra o Cruzeiro no Mineirão após as datas FIFA, o duelo poderá afastar o gigante da colina de vez do rebaixamento.

Foto em destaque: Ramon Diaz e Emiliano Diaz em treino do Vasco. (Reprodução/Leandro Amorim/Instagram/@vascodagama)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...