INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Acesso à internet no Brasil chega a 84% em 2023

Acesso à internet no Brasil chega a 84% em 2023

Em dados divulgados nesta quinta-feira (16), foi verificado que o total de brasileiros com acesso a internet subiu de 81% em 2022 para 84% em 2023. No total, são 156 milhões de pessoas.

Tal foi a conclusão verificada pela pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), órgão responsável pelas entrevistas. Foi feito o destaque a alguns dados em específico, como a disparidade entre diferentes tipos de usuários.

O intuito foi apontar diferenças na qualidade da internet entre as classes sociais, ou seja: mesmo entre os conectados, há diferenças nas condições de acesso,” afirma o coordenador da TIC Domicílios 2023, Fabio Storino.

Há, por exemplo, um “indicador ampliado” para os que negaram ter utilizado a internet mas afirmaram o uso de aplicativos que a requerem – algo que pode ser explicado, segundo Storino desde “o desconhecimento técnico (não saber que usa ou não a internet) ao fato de alguns usuários de planos pré-pagos entenderam que os aplicativos patrocinados (zero-rated) ‘não gastam’ a internet do seu plano.

Com esse critério ampliado, o número de brasileiro com acesso pode subir à 88% da população acima de 10 anos, ou até 164 milhões de pessoas.


Uso da internet no Brasil em 2023.

Uso da internet no Brasil em 2023. (Foto: reprodução/g1)


Dados seletos

Algumas das curiosidades descobertas pela pesquisa incluem os seguintes dados e porcentagens:

  • 29 milhões de pessoas negaram ter usado a internet;
  • 16% das residências brasileiras compartilharam internet com vizinhos. Tal índice sobe para 25% nas classes D e E;
  • 26% das residências com internet têm conexão com velocidade de até 50 Mega;
  • 58% dos usuários utilizaram somente o celular para acessar a internet;
  • 65% a utilizaram para ouvir música, 64% para assistir a vídeos e 29% paraouvir podcasts.

 Conheça o perfil de quem não usa internet no Brasil.

Conheça o perfil de quem não usa internet no Brasil. (Foto: reprodução/g1)


Conclusões da pesquisa

Ao todo, um dos principais pontos da pesquisa é a diminuição no grupo que exclusivamente acessa a internet pelo celular, o que pode foi considerado pelo coordenador da TIC Domicílios 2023 como uma mudança possivelmente positiva, uma vez que “pesquisas acadêmicas também associam o uso de múltiplos dispositivos com o maior desenvolvimento de habilidades digitais.

Quando cruzamos os indicadores de atividades realizadas na internet e as habilidades digitais com o dispositivo de acesso, nota-se uma grande diferença de aproveitamento das oportunidades digitais por aqueles que acessam a rede exclusivamente pelo telefone celular,” afirma Fabio Storino, apontando a diferença no uso da internet em diferentes grupos de brasileiros.

Por exemplo, tiveram maiores índices de uso da internet as regiões do Sul (88%) e Sudeste (87%), e a faixa etária entre 16 e 24 anos (95%).

Foto Destaque: O uso de celulares para o acesso a internet é dominante no Brasil. (Reprodução/Freepik)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...