INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Avião enviado pelo Governo deve repatriar brasileiros na Faixa de Gaza

Avião enviado pelo Governo deve repatriar brasileiros na Faixa de Gaza

O governo brasileiro enviou ao Egito, nesta segunda-feira (30), um novo avião com mantimentos para as famílias vítimas do conflito entre Israel e Hamas. O avião, cedido pela Presidência da República, deve retornar com brasileiros que tentam escapar da Faixa de Gaza. Cerca de duas toneladas de alimentos foram doados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e foram enviados na aeronave.

Ajuda humanitária e resgate

O avião enviado é do modelo VC-2 (Embraer 190) e irá substituir o outro que está no Egito há semanas aguardando liberação para resgatar aproximadamente 30 brasileiros. Em nota oficial, o Itamaraty disse que “o governo federal e a sociedade civil farão nova contribuição para os esforços internacionais de assistência humanitária aos afetados pelo conflito na Faixa de Gaza”.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a aeronave está levando arroz, derivados de milho e leite em pó para famílias palestinas. Os mantimentos doados pelo MST embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em direção a Rafah, cidade palestina ao sul da Faixa de Gaza. 


Avião enviado pelo Governo deve repatriar brasileiros na Faixa de Gaza

Ajuda humanitária do MST foi enviada na tarde desta segunda-feira (30) para Rafah. (Foto: reprodução/Yuri Gringo/Brasil de Fato)

Segundo o governo federal, 1,4 mil brasileiros já foram trazidos de volta, sendo esse número todo referente a brasileiros moradores de Israel. Até agora, foram concluídos oito voos de repatriação.

Brasil e sua diplomacia

Autoridades brasileiras estão mantendo contato com funcionários do governo do Egito com a intenção de convencê-los a abrir a fronteira com Gaza. Mauro Vieira, ministro das relações exteriores, por exemplo, disse já ter discutido por telefone essa questão ao menos duas vezes com o chanceler egípcio.

Enquanto isso, com o comando temporário do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, diplomatas de muitas nações têm tentado chegar a uma resolução que consiga a abertura dos corredores humanitários no Egito.

Semana passada o Egito sediou uma cúpula para discutir o tema humanitário, mas, de acordo com diplomatas brasileiros que estavam presentes, ainda não há muita expectativa de abertura da fronteira com Gaza.

Foto destaque: avião da FAB enviado semana passada com mantimentos ao Egito. (Foto: Reprodução/FAB/SBT News)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...