INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Bancada do agro pede anulação de questões do ENEM

Bancada do agro pede anulação de questões do ENEM

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) publicou, nesta segunda-feira (6), uma nota que cobra explicações do Governo Federal sobre três questões que caíram no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no domingo (5). De acordo com a bancada, as questões tratavam de “cunho ideológico” e não possuem “critério científico e acadêmico”.

Questões criticadas

A pergunta mais questionada por políticos foi a de número 89 (do caderno de prova branco), que analisa, negativamente, a atuação do agronegócio no Cerrado. O texto da questão menciona a “violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”, termos que incomodou a bancada da agropecuária. 

Na questão 70 (do mesmo caderno), o texto introdutório diz que o desmatamento na Amazônia “está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas” e afirma que a cultura da soja está relacionada também a essa lógica.

A questão 71 (também do caderno branco) tem como tema as evoluções tecnológicas para viagens espaciais. Um texto diz que poucos conseguirão viajar ao espaço, enquanto o restante da população sofrerá as consequências da viagem. Há também uma charge composta de um alienígena sendo alertado por um indígena para não confiar nos homens bilionários que chegaram ao seu planeta.


Bancada do agro pede anulação de questões do ENEM

Caderno de prova do primeiro dia de exame. Foto: (Reprodução/Érico Andrade/g1)


Nota da FPA

A bancada ruralista, além de pedir as anulações das três questões, afirmou na nota que vai convocar o ministro da Educação, Camilo Santana, em audiências no Congresso. “As perguntas são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica e permite que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista. Anulação já!”, diz a nota.

Depois da repercussão nas redes, o  MEC disse em uma nota que “As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são elaboradas por professores independentes, selecionados por meio de edital de chamada pública para colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI). O processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora. Os itens selecionados para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI”.

Foto destaque: candidatos chegam ao local de prova para o primeiro dia do ENEM na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Reprodução/Caio Rocha/Ishoot/Estadão/CNN)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...