Ciclone extratropical se forma na costa do RS e provoca temporais

Por Magda Costa
3 min de leitura

Nesta terça-feira (26), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para risco de temporal no Rio Grande do Sul devido a formação de um ciclone extratropical em alto-mar e uma intensificação de ar quente e úmido impactando as condições do tempo.

Em Porto Alegre, capital do estado, as temperaturas variam entre 15°C e 20°C.

Temperaturas podem ultrapassar os 30°C

A mudança nas condições de tempo no RS será afetada devido o ciclone extratropical na costa gaúcha, provocando uma grande quantidade de chuva em boa parte do Estado e com a intensificação de uma corrente de ar quente e úmida as temperaturas podem ultrapassar os 30°C, principalmente na região Norte do Estado.

O alerta laranja emitido pelo Inmet,  válido até às 23h59m de hoje alerta para o risco de temporal no Rio Grande do Sul, com excessão do Extremo Sul do Estado.

A previsão é que a chuva no Estado pode atingir até 100 milímetros ao dia com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
O Inmet ainda alerta para o corte de energia elétrica, queda de árvores , estragos em plantações e alagamentos.


Temperaturas e precipitação (chuva) diárias no inverno de 2023 em Porto Alegre, RS. (Foto: reprodução/INMET)


Histórico de chuvas

Com apenas três mêses com registro superior, a capital gaúcha, Porto Alegre, teve o setembro mais chuvoso desde 1916, segundo informações Inmet.

Até o último domingo (24), a medição apontou que o volume de chuva foi de 380,6 milímetros. Em 1926, os registros apontam um volume de chuva com 362,7 milímetros.


Região das Ilhas foi uma das regiões mais atingidas pelos alagamentos em razão da chuva nos últimos dias no Estado. (Foto: reprodução/Anselmo Cunha/Agência RBS)


O mês de setembro é o quarto com maior volume , ficando atrás apenas do mês de abril em 1941, quando o volume de chuva chegou a 386,6 milímetros, junho de 1944 com 403,6 milímetros e maio de 1941 com 405,5 milímetros.

Munícipios no Estado como Caçapava do Sul,  e Serafina Corrêa, na Serra,  apresentaram grande volume de chuva durante o mês de setembro. Em Caçapava do Sul, o volume de chuva chegou a 583,6 milímetros neste mês, enquanto em Serafina Corrêa, choveu 499,8 milímetros. Em Passo Fundo, norte do Estado, foram registrados 478,2 milímetros de chuva.

A expectativa é de que esses números aumentem, pois esta última semana de setembro ainda deve ser de chuva.

Foto destaque: Processo de formação do ciclone extratropical no RS. Reprodução/ Meteored

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile