INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Coreia do Norte apresenta primeiro submarino nuclear tático do país

Nesta sexta-feira (08), a agência estatal da Coreia do Norte, KCNA, informou que a construção de um novo submarino nuclear tático de guerra foi concluída, iniciando o processo de armamento da força marinha do país.

O portal Reuters, na Coreia do Sul, relatou que o submarino foi designado a reforçar a patrulha nas águas entre o Japão e a península coreana.

Durante a cerimônia de lançamento do submarino 841, nomeado como “Hero Kim Kun Ok”, na quarta-feira (06), o presidente da Coreia do Norte e secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia, Kim Jong-Un, mencionou que a embarcação “faz parte de um processo de avanço na nuclearização da Marinha”.


Cerimônia de lançamento do submarino “Hero Kim Kun Ok”. (Foto: reprodução/KCNA/Reuters)


O país tem o objetivo de equipar todas as embarcações navais, entre submarinos e navios de todo porte, com armamento nuclear tático, a fim de construir uma potência nuclear semelhante à de outras nações. O presidente Kim Jong-Un destacou que há um “plano estratégico e tático para continuar fortalecendo a modernização das forças submarinas e de superfície, assim como o avanço do armamento nuclear da Marinha no futuro”, de acordo com a KCNA.

Relações exteriores

O relacionamento entre as duas Coreias está cada vez mais enfraquecido, devido à estagnação dos diálogos diplomáticos, decorrente das falhas tentativas de desnuclearização de Pyongyang, na Coreia do Norte.

Em contrapartida, o relacionamento da República Popular Democrática da Coreia com a Rússia tem se intensificado, de acordo com os Estados Unidos. Nesta semana, o governo estadunidense alegou ter informações de que Vladimir Putin e Kim Jong-Un se encontrariam ainda neste mês, para negociar armamentos.

De acordo com as informações obtidas, o governo russo tem interesse no fornecimento de armamentos produzidos pela Coreia do Norte, para dar continuidade nas retaliações à Ucrânia, enquanto os norte-coreanos buscam tecnologia nuclear para mísseis e outros equipamentos.

A República Popular Democrática da Coreia tem realizado vários testes de armas neste ano, e em agosto falhou pela segunda vez ao tentar lançar um satélite espião.

Respostas internacionais

O governo dos Estados Unidos e da Coreia do Sul declararam que os submarinos existentes na Coreia do Norte são antigos, herança da união soviética, e de baixo potencial em ataque. 

 O exército da Coréia do Sul, em declaração para a imprensa, informou que as afirmações de Pyongyang não devem ser consideradas com tamanha seriedade. Segundo o exército, a avaliação inicial deles é de que o submarino não parece ser operacional.

Enquanto isso, o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos declarou que não possui informações do potencial armamentista da Coreia do Norte, e que as rápidas negociações do país com a Rússia são preocupantes.

 

Foto destaque: Kim Jong-Un em cerimônia de lançamento do submarino 841. Reprodução/KCNA/Reuters

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...