INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Denúncias contra stalking registram aumento em 2022

Um levantamento apontou que as denúncias pelo crime de stalking aumentaram no Brasil em 2022. Considerado crime desde abril de 2021, a média de casos diários teve um aumento de 40 ocorrências, com a maioria das denúncias sendo no estado de São Paulo.

Definição de Stalking

Stalking, cuja melhor tradução para português seria perseguição, é o ato de perseguir outra pessoa, com ou sem a presença de ameaças a vítima. Pode ser considerado crime tanto em situações onde a vítima deixou claro que não quer interagir com o agressor, quanto em situações onde a vítima não conhece o agressor.

Stalking envolve tanto perseguição on-line, através da criação de perfis falsos, quanto presencialmente.


Arte exemplificando o crime de stalkingIlustração denunciando o crime de stalking (Foto: Reprodução/Facebook/TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios)


Número de casos

Antes de abril de 2021, as denúncias de stalking caiam em casos de contravenção, ou seja, de menor gravidade, assim como poderiam ser vistas como casos de pertubação. Após abril de 2021, passou a ser um crime com pena de seis meses a dois anos de prisão, podendo aumentar para três anos caso a vítima seja uma mulher.

A média de denúncias por stalking contra mulheres em 2021 foi de 115 casos diários. Em 2022, a média de casos diários aumentou para 155, com mais de 56 mil casos nesse período de 365 dias. O levantamento aponta São Paulo como o centro dessas denúncias, com 17.079 casos relatados. Na sequência vêm Rio Grande do Sul (5.424), Paraná (4.801), Santa Catarina (3.313) e Minas Gerais (3.114).

Como se proteger

As vítimas de stalking podem pedir uma medida preventiva, que é um ato judicial focado em afastar um agressor ou um possível agressor. Nessa situação, o agressor é proibido de entrar em contato por qualquer meio, e caso o faça mesmo assim, ele será preso em flagrante.

Se não for preso em flagrante imediatamente, a vítima ainda pode fazer um boletim de ocorrência de cumprimento, e então a polícia pedirá a prisão em flagrante.

 

Foto destaque: Mulher olhando pela janela. Reprodução/@pvproductions/Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...