Desenrola Brasil: entenda regras de participação e cadastro

Por Thaline Silva
4 min de leitura

Na última semana do mês de setembro, entrará em vigor a segunda fase do Desenrola Brasil, o programa é uma aposta do ministério da fazenda para facilitar a vida dos endividados, criar novas condições para ampliar o consumo. A medida faz parte do grupo de ações para melhorar a economia brasileira. 

Nessa etapa, 900 empresas credoras entrarão para a rodada de negociações de contas de luz, água e varejo. No entanto, para estar apto para participar, é preciso ter cadastro no CadÚnico, através da plataforma gov.br e possuir registro nas categorias Ouro ou Prata.


Aplicativo gov.br (Foto/ Reprodução: MRV)


A plataforma gov.br possibilita a identificação digital de cada cidadão, além de fazer essa identificação de forma segura no momento que é feito o acesso de serviços digitais, como: serviços do SUS, declaração de imposto de renda, carteira de trabalho e documentos digitais. 

Segundo o ministério da fazenda, existem cerca de 150 milhões ativas no site gov.br e aproximadamente 70 milhões dessas contas são níveis Ouro ou Prata. 

Como se cadastrar ? 

Para fazer o seu cadastro, basta ir no portal do governo federal. 

1- Acesse www.gov.br

2- Selecione “Entrar com gov.br”

3- Digite seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou alterar sua conta.

No momento da realização do cadastro, o usuário deverá preencher um formulário simples, que logo em seguida será avaliado pela Receita Federal ou INSS. O cadastro também pode ser feito nos postos do Setran ou nas agências do INSS. No entanto, esse tipo de cadastro só resultará em uma conta Bronze. 

O nível da conta pode mudar para Prata, na medida em que mais documentos sejam registrados, como CNH acompanhada de leitura facial. Outras formas mudar a categoria da conta é sendo servidor público federal ou fazendo login por algum banco que esteja credenciado. Alguns desses bancos são:  Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil.

Para conseguir a conta ouro, é exigido o reconhecimento facial pelo aplicativo, para que ocorra a checagem da foto em questão com base nos dados da Justiça Federal (TSE), ou até mesmo, a partir da validação do QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou do Certificado Digital correspondente ao ICP-Brasil. 

Uma outra forma de conseguir conta Outro ou Prata, é acessando o aplicativo gov.com. e seguir as orientações dadas por lá. O aplicativo constantemente oferece oportunidades de mudar de nível. 

O que alguns economistas pensam ? 

Apesar das boas projeções para a melhora de crédito ao consumidor no momento em que ele quita suas dívidas, alguns ecomonistas poderam que apesar das boas intenções do programa, o que realmente vai aquecer a economia nos próximos meses é a redução da taxa Selic, que na ultima reunião do COPOM  estava em 13,75% e caiu 0,25%, com perspectivas de mais quedas nas próximas reuniões. 


   

Quase 70% das famílias brasileiram lutam conta o endividamento (Foto/Reprodução: Uol)


Além disso, o Desenrola traz sim, um alívio para famílias envidadas, o que não necessariamente impulsiona o consumo “Deve trazer um impacto marginal sobre o consumo, mas não significará uma grande mudança na trajetória de crescimento em função de um ciclo já muito esticado de crédito que a gente vive, com inadimplência, endividamento e comprometimento de renda elevados” disse Carlos Lopez, economista do BV ao jornal O Globo. 

 

Foto destaque: Programa Desenrola Brasil busca negociar débitos de milhões de endividados. (Foto: Reprodução/Gazeta de Rio Preto) 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile