INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

ENEM 2023: 4 milhões de inscritos realizam a prova neste domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 tem início neste domingo (05) e é considerado o maior exame do Brasil para ingresso no ensino superior. Quase 4 milhões de estudantes estão inscritos para realizar as provas de linguagens e ciências humanas, bem como a redação. Para garantir que tudo transcorra sem problemas e que o candidato não perca a prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que eles cheguem ao local do exame até as 12h.

É fundamental que os candidatos saiam de casa com antecedência, verificando se possuem todos os documentos e materiais necessários. É importante lembrar que, aos domingos, o transporte público geralmente opera com uma programação reduzida.


Aluno estudando para o ENEM (Foto: reprodução/Hermes de Paula/Agência o Globo)


O que levar

Os itens obrigatórios para levar ao ENEM incluem um documento oficial com foto, que pode ser digital, como o e-título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital ou o RG Digital. Além disso, é necessário ter uma caneta preta de material transparente (é recomendável levar mais de uma, caso uma falhe), o cartão de confirmação de inscrição, um lanche (preferencialmente alimentos energéticos, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em uma garrafa sem rótulo. O lanche será inspecionado pelo fiscal da sala.

Para garantir o conforto durante a prova, é aconselhável escolher uma roupa confortável e calçados que não causem desconforto, já que a duração da prova é de cinco horas e meia.

Como citado, o Inep aceitará documentos digitais de identificação, como o e-título, a CNH Digital e o RG Digital. No entanto, é importante que o candidato mostre o aplicativo oficial ao fiscal, pois imagens salvas não serão aceitas. Além disso, após entrar na sala de prova, o uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, continua proibido.

Itens proibidos

Certos itens são proibidos no ENEM além dos celulares, como calculadoras e qualquer equipamento eletrônico, que devem ser desligados e guardados em um envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Qualquer emissão de som pelos dispositivos durante a prova resultará na eliminação do candidato. Outros itens proibidos incluem dispositivos que recebem imagens, vídeos ou mensagens, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros, bebidas alcoólicas, cigarros e/ou drogas ilícitas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido aos candidatos ir ao banheiro, mas apenas com a supervisão de um fiscal. É importante seguir essas orientações rigorosamente para evitar problemas durante o exame.

 

Foto destaque: Estudante em aula para a reta final do ENEM 2023 (Reprodução/Hermes de Paula/Agência o Globo)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...