INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Eclipse solar anular pode ser visto parcialmente no Brasil

Eclipse solar anular pode ser visto parcialmente no Brasil

Acontecerá neste sábado (14) o eclipse solar anular, um dos fenômenos mais aguardados pelos amantes da astronomia. O evento poderá ser visto parcialmente em algumas regiões do Brasil, sendo visto completamente nas regiões norte e nordeste do país.

Eclipse no Brasil

De acordo com o Time and Date, que monitora em tempo real os fenômenos astronômicos, o eclipse iniciará logo pela manhã de sábado, se tornando visível primeiramente na costa oeste dos Estados Unidos. Ao decorrer do dia, o evento poderá ser visto pelos demais países do continente americano. O Brasil será o último país a presenciar o eclipse e o seu ponto alto nas capitais nordestinas ocorrerá às 16h50, e durará cerca de 5 minutos.

Ainda segundo dados levantados pelo Time and Date, em determinadas regiões do país, presentes na chamada faixa de anularidade, o eclipse poderá ser visualizado de forma total entre os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Nas regiões sudeste, sul e centro-oeste o fenômeno astronômico poderá ser visto parcialmente e seu ponto máximo ocorrerá também às 16h50, na capital do estado do Rio de Janeiro.


Eclipse solar anular pode ser visto parcialmente no Brasil

Eclipse solar anular. (Reprodução/InvivoFioCruz)


Eclipse solar anular

O eclipse solar é um fenômeno que desperta curiosidade e a atenção dos estudiosos. Existem dois tipos para o evento astronômico, o eclipse solar total e o solar anular.

No eclipse total, a Lua, próxima ao planeta Terra cobre a luz emitida pelo Sol ao passar por ele, sequenciando o planeta, o satélite natural e a estrela.

Já no eclipse solar anular, a distância entre a Terra e a Lua já não é tão próxima, e, ao passar pelo Sol, a lua não é capaz de cobrir totalmente a estrela, o que gera uma circunferência, como um anel dourado, entorno do satélite.

Vale ressaltar que a maneira mais adequada e segura de acompanhar um eclipse é utilizando a proteção adequada, como óculos específicos para este fenômeno filtro especial ou olhando para o reflexo do sol. 

 

Foto destaque: Eclipse solar anular. Reprodução/Nuestroclima

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...