Estudo revela que 62% dos trabalhadores no Rio adotam o home office

Por Nicollas Alcântara
4 min de leitura

Uma pesquisa, levantada pelas plataformas de moradia QuintoAndar e Imovelweb, revelou que 62% dos trabalhadores no Rio de Janeiro estão engajados em algum nível de trabalho remoto, trabalhando em casa pelo menos um dia por semana. O levantamento identificou que 36% dos cariocas adotam um modelo de trabalho híbrido, dividindo sua semana entre o escritório e o home office, enquanto 26% trabalham integralmente de casa.

 

Trabalho remoto

De acordo com Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, a pandemia redefiniu o papel das residências, tornando-as não apenas moradias, mas também locais de trabalho. A pesquisa destacou que 56% dos entrevistados preferem ter pelo menos um dia de trabalho remoto por semana.

Sexta-feira é o dia mais popular para o home office no Rio, com 37% dos entrevistados optando por esse dia. Além disso, 48% dos cariocas têm a liberdade de escolher quando trabalhar em casa, um percentual mais alto em comparação a outras capitais. Por exemplo, em São Paulo, apenas 35% têm essa flexibilidade.

A pesquisa revelou que, a partir de 2022, novos empregados têm menos influência na escolha do trabalho presencial, com apenas 30% deles tendo essa opção. Para muitos profissionais, a possibilidade de trabalho remoto é um fator determinante na decisão de aceitar um novo emprego.

Com a adoção generalizada do trabalho híbrido, a proibição do trabalho remoto pode levar 42% dos trabalhadores a buscar novas oportunidades de emprego no Rio. Além disso, 63% afirmam que precisariam fazer ajustes significativos em suas rotinas para se adaptar ao trabalho presencial.


Home Office (Foto: reprodução/divulgação/Getty Images via BBC)


Impactos na rotina

A pesquisa nacional mostrou que 40% dos brasileiros que trabalham em casa têm um espaço exclusivo para suas atividades, enquanto 30% não têm um local específico para trabalhar e 27% compartilham um espaço com outras pessoas, principalmente com seus cônjuges (61%) ou filhos (47%).

Uma das principais vantagens relatadas pelos que adotaram o trabalho remoto pós-pandemia é a economia de tempo no deslocamento casa-trabalho. No Rio, o tempo médio de deslocamento é de 48 minutos, sendo superado apenas pelo de São Paulo, com uma média de 51 minutos.

A pesquisa também revelou que a maioria dos cariocas (53%) usa ônibus como meio de transporte para o trabalho, seguido pelo uso de carros próprios (29%). Metrô ou trem são escolhas de 27% dos trabalhadores, enquanto apenas 7% utilizam bicicletas.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online pela Offerwise, entrevistando 1.914 brasileiros, com 18 anos ou mais, em todas as classes sociais e nas 27 capitais do Brasil, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%. No Rio, foram ouvidas 207 pessoas, e a coleta de dados ocorreu de 31 de agosto a 18 de setembro.

Foto destaque: home-office, cursos online, trabalhos em casa (Reprodução/Divulgação/G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile