Incêndio em boates na Espanha deixa ao menos 13 mortos

Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Um incêndio atingiu um complexo de boates na cidade de Múrcia, no sudeste da Espanha, e deixou ao menos 13 mortos, segundo os serviços de emergência locais.

O incêndio

De acordo com as autoridades, o incêndio teve início na manhã deste domingo (1), por volta das 6h em horário local, na boate Teatre. A porta-voz da boate, Maria Dolores Albellan, afirmou que o fogo, na verdade, iniciou na boate vizinha, La Fonda.

O local conta com 3 casas noturnas (Teatre, La Fonda e Golden), e o incêndio atingiu todas elas. Segundo Diego Seral, da Polícia Nacional da Espanha, os mortos foram encontrados na boate La Fonda, que sofreu a maior parte dos danos, incluindo a queda do telhado.

A mídia espanhola diz que, no momento da tragédia, as boates estavam sendo o local de diversas comemorações de aniversário. Os bombeiros conseguiram entrar no local por volta das 8h em horário local, e encontraram inicialmente quatro corpos.

Depois, o número de vítimas subiu. Até o momento, a causa do incêndio não foi revelada.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”> Extinguido incendio discoteca zona atalayas, seguimos trabajando en la zona. <a href=”https://t.co/U1DnRjDRor”>pic.twitter.com/U1DnRjDRor</a></p>&mdash; Bomberos Murcia (@BomberosMurcia) <a href=”https://twitter.com/BomberosMurcia/status/1708403139261440148?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 1, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Bombeiros entram em boate após controlar incêndio. (Reprodução/X)


O prefeito de Múrcia, José Ballesta, decretou três dias de luto na cidade, e bandeiras foram hasteadas a meio mastro em frente à Câmara Municipal de Múrcia. Ballesta também afirmou que as equipes de resgate ainda estão trabalhando para encontrar pessoas dadas como desaparecidas e estabelecer a causa do fogo.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, escreveu em suas redes sociais: “Meu carinho e solidariedade às vítimas e familiares do trágico incêndio que ocorreu esta manhã numa discoteca de Múrcia.”.

Desespero

As notícias do incêndio se espalharam, e diversos familiares se dirigiram ao local para procurar entes queridos. Uma mãe conversou com o jornal “La Verdad de Murcia” e disse ter recebido uma mensagem do filho durante a madrugada, com os dizeres “Mamãe, vamos morrer. Eu te amo”. O rapaz ainda se encontra desaparecido.

Dezenas de jovens e familiares esperaram na frente das boates por notícias de sobreviventes. Quem conseguiu escapar contou ao jornal local, “La Opinión de Murcia”, que a maioria das vítimas se encontrava no andar superior da boate, e não conseguiu sair. 

 

Foto destaque: Incêndio atinge boates na Espanha, e deixam ao menos 13 mortos. Reprodução/CNN/MARCIAL GUILLEN/EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile