INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Justiça de SP suspende câmeras corporais em policiais

Nessa sexta-feira (22), a Justiça de São Paulo suspendeu a liminar que determinava que todos os policiai envolvidos na “Operação Escudo”, que acontece na Baixada Santista, usassem câmeras corporais acopladas ao uniforme. O pedido pelo uso das câmeras veio pela Defensoria Pública do Estado e pelo Ministério Público, em parceria com a ONG Conecta Direitos Humanos.

A decisão de suspender a liminar foi de Ricardo Anafe, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que argumentou que a determinação impede que policiais que estejam sem câmeras corporais participassem da operação causando “lesão de difícil reparação à ordem, à economia e na segurança pública”.

 

“Operação Escudo”

A “Operação Escudo”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), começou no dia 28 de julho, um dia após a morte do soldado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Patrick Bastos, no Guarujá. Inicialmente, o governo tinha dito que a operação duraria cerca de um mês, mas após 40 dias de ação e diversos pedidos de entidades de direitos humanos, a operação foi encerrada em 5 de setembro.


Soldado Patrick Bastos, da Rota. (Foto: reprodução/Polícia Militar)


Uma dessas instituições que defendem direitos humanos e que pediam pelo fim da operação foi o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), que reuniu ao menos 11 relatos de violação dos direitos humanos durante a operação. Dessa forma, foi recomndado que o governo de São Paulo parasse com a operação.

 

Laudos e balanço

Laudos do Instituto Médico Legal (IML) de 15 dos 24 mortos na Baixada Santista apontam que 46 tiros acertaram e mataram homens que eram considerados suspeitos pela polícia e que teriam entrado em confronto com as equipes, segundo a versão da polícia.

Um balanço divulgado no dia 28 de agosto pela Secretaria de Segurança mostrou que até aquele dia, 665 pessoas foram presas, das quais 253 eram procuradas pela justiça. Foram apreendidas 85 armas e 906 quilos de droga.

 

Foto Destaque: Câmeras corporais usadas por policiais. Reprodução/Secom/Gesp.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...