INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Metrô-SP e CPTM continuam sem previsão de retomada dos serviços

Metrô-SP e CPTM continuam sem previsão de retomada dos serviços

Os presidentes da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atualizaram a situação envolvendo a paralisação das linhas metroviárias e ferroviárias, que começou à 0h desta terça-feira (3). Os representantes dessas empresas relataram que não existe uma previsão de retomada dos serviços.

Situação das linhas de metrô e trem

O aviso foi dado em uma coletiva de imprensa, requisitada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Durante a coletiva, o presidente da CPTM, Pedro Moro, confirmou que as linhas de trem estão sem funcionar ou funcionando parcialmente pela falta de pessoal.

Julio Castiglioni, presidente do Metrô-SP, alertou que as linhas 1, 2, 3 e 15 devem ficar sem funcionar até as 14h pelo menos, mas que a situação não deve melhorar na sequência.

Até o momento, 3 linhas estão funcionando em sua totalidade, enquanto 2 estão funcionando parcialmente. Por outro lado, 7 linhas estão paralisadas.

Veja quais linhas ainda estão funcionando:

Linha 4 – Amarela (metrô/ViaQuatro), que vai de Vila Sônia a Luz

Linha 5 – Lilás (metrô/ViaMobilidade), que vai de Capão Redondo a Chácara Klabin

Linha 8 – Diamante (trem/ViaMobilidade), que vai de Itapevi a Júlio Prestes

Linha 7 – Rubi (CPTM), que vai de Luz a Caieiras (Parcialmente)

Linha 11 – Coral (CPTM), que vai de Luz a Guaianases (Parcialmente)

Veja quais linhas estão paralisadas:

Linha 1 – Azul (Metrô), de Tucuruvi a Jabaquara

Linha 2 – Verde (Metrô), de Vila Madalena a Vila Prudente 

Linha 3 – Vermelha (Metrô), de Palmeiras–Barra Funda a Corinthians–Itaquera

Linha 15 – Prata (Metrô), de Vila Prudente a Jardim Colonial

Linha 10 – Turquesa (CPTM), Jundiaí a Rio Grande da Serra

Linha 12 – Safira (CPTM), Brás a Calmon Viana

Linha 13 – Jade (CPTM), Estação Engenheiro Goulart a Estação Aeroporto–Guarulhos

A Linha 9 – Esmeralda apresentou falha por volta das 14h, forçando os passageiros a abandonar o trem, 

Motivo da greve

Além da paralisação das linhas metroviárias e ferroviárias, a greve contou com a participação de funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A intenção é protestar contra a privatização dessas empresas de serviços públicos, uma ideia que vem sendo divulgada pelo governador do estado.

O Sindicato dos Metroviários aponta que o direito à greve é garantido pela Constituição. Segundo a entidade, a ideia é alinhar os interesses dos trabalhadores do transporte e da água, que querem que esses serviços continuem públicos e de qualidade.

O Sindicato dos Ferroviários afirma que a privatização do transporte público metroferroviário em São Paulo prejudica a população como um todo, com a queda da qualidade dos serviços prestados.


Boletim do Governo de SP sobre a paralisaçãoLevantamento do Governo de São Paulo sobre o número de passageiros que usam o Metrô no período relatado (Foto: Reprodução/Instagram/@governosp)


Resposta

O Governo do Estado de São Paulo divulgou um comunicado na tarde da última segunda-feira (2) a respeito da greve do Metrô, da CPTM e da Sabesp.

O documento afirma que a greve é abusiva e ilegal, focada em atacar a atual gestão do estado. Na visão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a motivação dos sindicatos é puramente política e ideológica, além de afirmar que a situação é uma forma totalmente irresponsável e antidemocrática de se opor a uma pauta do governo, aceita de legalmente nas urnas.

Durante o dia de greve, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região ordenou que os serviços de transporte funcionem em 100% nos horários de pico e 80% nos demais períodos. O descumprimento dessa decisão pode gerar multas diárias de até R$ 500 mil aos sindicatos.

Outra medida foi a suspensão do rodízio de veículos pela Prefeitura de São Paulo, que foi seguida pela decisão de colocar toda a frota de ônibus para rodar durante o dia. Essa última contou com a ampliação do itinerário e o reforço das frotas de algumas linhas municipais.

 

 

Foto destaque: Trem na linha 7 da CPTM, que está funcionando parcialmente. Reprodução/X/@DiariodaCPTM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...