Onda de calor atinge o Brasil nas próximas duas semanas

Cecília Filartigas Por Cecília Filartigas
3 min de leitura

Uma onda de calor atingirá o Brasil nas próximas duas semanas e, segundo a MetSul, as cinco regiões do Brasil serão atingidas pelo fenômeno, que pode provocar as maiores temperaturas do mês de setembro e até quebrar recordes em alguns lugares. O calordeve ser intenso e especialistas alertam para população se proteger.


Onda de calor atinge o Brasil nas próximas duas semanas

Forte onda de calor no Brasil. (Foto: reprodução/Isso é notícia)


Informações sobre essa onda de calor 

O auge desse calor deve se dar entre o final de semana e o começo da semana seguinte. O calor pode ser perigoso e, de acordo com a meteorologia, as temperaturas podem chegar em torno de 40ºC. Segundo dados da Metsul, todos os estados e regiões serão afetados, começando pela região Sul, como o interior de Santa Catarina e Paraná, e subindo para o restante do país.

E isso tudo porque ocorrerá um bloqueio atmosférico que impedirá as frentes frias chegarem e assim resultando num intenso e prolongado calor nessas regiões, o que é comum nesse período. As mudanças climáticas e a crescente urbanização estão aumentando rapidamente a exposição humana a temperaturas ambientes extremas, mas poucos estudos examinaram a temperatura e a mortalidade na América Latina e até em outras regiões do planeta.

Das regiões, não serão afetadas, até então, o Rio Grande do Sul, alguns estados do Norte do país, como Acre, Roraima e Amapá, e alguns do Nordeste, como Rio Grande do Norte e Paraíba.

 

Recordes de temperatura

A maior temperatura que foi registrada até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT), nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.

Com essa nova temporada, é esperado que a cidade de São Paulo quebre recordes de temperatura. O calor lá será um dos mais intensos, assim como outras cidades do estado. A população deverá se proteger bastante, não apenas esse mês, mas nos próximos que virão.

Esse calor intenso traz riscos à saúde da população, que deve se proteger e ficar alerta, principalmente o grupo de enfermos e idosos .

Foto Destaque: Onda de calor. Reprodução/Juntos pela água.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile