Prefeitura instala primeiros semáforos inteligentes em São Paulo

Por Redação
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Foi implementado pela Prefeitura do Estado de São Paulo um projeto no qual os semáforos da cidade serão modernizados. Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos do município (SP Regula), mais de 2.586 aparelhos serão instalados nos locais em que o fluxo de trânsito é maior. O projeto tem prazo de 3 anos para ser concluído.


 

Operário realizando a troca de semáforo. (Foto: reprodução/Info Platense)


Objetivo da manutenção

De acordo com Mauricio Nastari, gerente de iluminação pública da agência, a expectativa é de uma melhoria na fluidez do tráfego, tendo em vista que os semáforos inteligentes possuem tecnologia capaz de ajustar seu tempo de abertura, em decorrência da demanda de veículos, funcionando de maneira conectada, resultando em um “efeito cadeia”, em toda região.

Além disso, segundo exemplo citado por Nastari: “Caso ocorra um acidente em um cruzamento, por exemplo, o semáforo mais próximo automaticamente detectará o acúmulo de carros e a lentidão no tráfego. Então, ele aumentará o seu tempo de funcionamento em verde e dos semáforos de cruzamentos próximos, permitindo maior passagem de veículos”. Afirmou ainda que, em vias paralelas, como a Avenida Paulista, o semáforo também terá o tempo ajustado, onde problemas como abrir um e, em seguida, o próximo já fechar, não irão mais acontecer.


 

Trânsito na Avenida Paulista, São Paulo. (Foto: Reprodução/Leonardo Aguiar/Business Insider)


Com instalações nas regiões da capital, os pedestres não serão prejudicados na hora de atravessar as ruas. A CET também se responsabilizará para que os equipamentos operem de modo personalizado, a partir do trânsito de cada região.  

Investimento de 1,1 bilhão

A instalação faz parte de uma Parceria Público Privada (PPP) que, no ano de 2018, foi assinado com a empresa concessionária da Iluminação Paulistana SPE, porém, apenas no inicio do ano passado que a Prefeitura de São Paulo decidiu adicionar a manutenção dos semáforos sob responsabilidade da concessionária.

Os custos desse trabalho pelos próximos cinco anos resultaram um aditivo de R$1,1 bilhão, que fora aprovado por nova Lei, através da Câmara dos Vereadores e inspecionado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). A assinatura foi liberada em agosto de 2022 e passou a valer em setembro do mesmo ano.

A troca dos equipamentos iniciaram neste semestre e, foi informado pela Prefeitura que até o fim do presente ano (2023), pelo menos 270 cruzamentos já terão o novo semáforo.

 

Créditos: @Vanessa Almeida

Foto Destaque: Congestionamento na Avenida 23 de maio em São Paulo. Reprodução/Alexandre Moreira/fotografia.folha.uol

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