INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Rússia pode aumentar poder militar na fronteira da Ucrânia no inverno

O Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou no sábado (16) que a Rússia provavelmente tem a capacidade de produzir uma quantidade considerável de mísseis de cruzeiro lançados pelo ar (ALCMs) e que existe uma real possibilidade de utilizá-los contra as infraestruturas da Ucrânia. Isso gera um grande debate geopolítico e tensão entre as nações vizinhas e internacionais.


Foto de arquivo do navio cruzador de mísseis Moskva em Sevastopol, na Crimeia. (Foto: reprodução/Reuters/Alexey Pavlishak)


Ministério da Defesa

“Entre outubro de 2022 e março de 2023, a Rússia concentrou ataques de longo alcance contra a infraestruturas energéticas nacionais da Ucrânia”, disse o Ministério da Defesa no comunicado postado no X, anteriormente Twitter.

O Ministério da Defesa ainda afirma que, segundo relatórios, a partir de abril desse ano houve uma redução nas despesas relacionadas aos mísseis de cruzeiro (ALCM), mas as autoridades russas têm demonstrado interesse em aumnetar a produção desses mísseis.

“A Rússia é, portanto, provavelmente capaz de gerar um estoque significativo de ALCMs. Há uma possibilidade real de que a Rússia concentre novamente essas armas contra alvos de infraestrutura ucranianos durante o inverno”, finalizou.

 

Sanções

Na quarta-feira (13), a Ucrânia solicitou sanções mais rigorosas e avançadas contra a Rússia, em resposta a relatos de que o país conseguiu contornar as sanções e os controles de exportação impostos pelo Ocidente para ampliar sua produção de mísseis.

O último inverno foi desafiador para muitos ucranianos, com as forças russas lançando numerosos mísseis e drones contra a infraestrutura energética do país, aparentemente com o intuito de interromper a rede elétrica.

Isso resultou temporariamente na falta de eletricidade, aquecimento e água para milhões de pessoas. Em um ponto, em outubro passado, aproximadamente 40% do fornecimento de energia regular na Ucrânia estava desativado, conforme relatado pela empresa de energia estatal ucraniana, Ukrenergo.

Sanções já aplicadas anteriormente da Ucrânia sobre a Rússia:

  1. Sanções financeiras e econômicas: A Ucrânia impôs restrições financeiras e econômicas às empresas e indivíduos russos, bem como a empresas russas que operavam na Ucrânia.

  2. Embargo comercial: Foram implementadas restrições ao comércio com a Rússia, incluindo a proibição de importações de certos produtos russos.

  3. Restrições de viagem: Autoridades ucranianas impuseram proibições de viagem e congelamento de ativos contra indivíduos russos e ucranianos considerados envolvidos em atividades prejudiciais à Ucrânia.

  4. Suspensão de acordos bilaterais: A Ucrânia suspendeu ou rescindiu vários acordos e tratados bilaterais com a Rússia.

  5. Isolamento diplomático: A Ucrânia trabalhou para isolar diplomaticamente a Rússia, buscando o apoio de países e organizações internacionais em suas ações.

  6. Apelo à comunidade internacional: A Ucrânia pediu à comunidade internacional que adotasse sanções e medidas semelhantes contra a Rússia em resposta à anexação da Crimeia e ao conflito no leste da Ucrânia.

 

Matéria por Allan Silva (Lorena – R7)

Foto Destaque: Vladimir Putin em discurso. Reprodução/Brendan Smialowski/AFP

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...