INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Saiba como proteger a saúde durante onda de calor que atinge o país

O último final de semana foi marcado por temperaturas recordes no Rio de Janeiro e em São Paulo: na capital fluminense, a sensação térmica chegou a atingir os 50°C. E segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro não deve abaixar nos próximos dias, com diversos locais do país permanecendo sob essa forte onda de calor.

Conheça os riscos da exposição ao sol

O contato com a luz solar, se feito com equilíbrio, traz benefícios à saúde humana: a exposição de 15 a 20 minutos ao dia pode ajudar com os níveis de vitamina D. Apesar disso, ele pode ser um fator contribuinte para problemas de saúde, principalmente se somado à falta de hidratação adequada.

A exposição direta ao sol pode levar a desmaios, dor de cabeça e quedas de pressão. Além disso, em 90% dos casos a exposição excessiva à luz solar é o principal motivo para o aparecimento de câncer de pele.

Cuidados para se ter durante os dias quentes

Por isso, é importante manter-se sempre hidratado, e um erro comum é beber água apenas quando a sede vem: “Quando a pessoa está sentindo sede, ela já está desidratada”, afirma o médico Augusto Scalabrini Neto, do Hospital Sírio Libanês. O ideal, então, é manter uma garrafa sempre por perto e ir bebendo ao longo do dia.



Onda de calor coloca 13 estados em alerta vermelho (Vídeo: reprodução/YouTube/Jornal da Record)


Além disso, também é essencial reforçar a aplicação de protetor solar para proteger a pele e evitar a evolução de doenças. Exercícios físicos também podem ser perigosos, se feitos ao ar livre: isso porque aumentam a temperatura corporal e, se feitos durante o pico de calor do dia, podem causar tonturas ou até mesmo desmaios.

Os picos de calor, inclusive, ocorrem entre 13h e 14h, então é válido evitar sair para a rua durante esse período. Se possível, a exposição ao sol deve acontecer antes das 10h ou após às 17h.

Foto Destaque: onda de calor deve permencer nos próximos dias (Reprodução/Vinícius Schmidt/Metrópoles)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...