INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Saiba em quais estados o Dia da Consciência Negra vai ser feriado

Saiba em quais estados o Dia da Consciência Negra vai ser feriado

O Dia da Consciência Negra será comemorado na segunda-feira da semana que vem, no dia 20 de novembro. A data ficou marcada no caléndário brasileiro em homenagem à morte da figura histórica Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar de não ser feriado nacional, o dia será feriado em seis estados.

Folga

Os estados que terão o feriado são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas regiões estabeleceram decretos estaduais que garantem que todos seus municípios também terão o dia 20 como feriado.

Embora os demais governos estaduais não tenham estabelecido folga neste dia, leis determinadas pelos municípios podem decretar feriado na própria cidade, o que é o caso de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Contudo, segundo um levantamento do G1, a maioria das capitais do Brasil não terá o feriado.

No Distrito Federal, o Dia da Consciência Negra será ponto facultativo (folga para servidores públicos e nas empresas privadas a decisão de folgar ou não é do empregador).

De acordo com a Fundação Palmares, cerca de mil cidades no Brasil consideram o dia 20 de novembro como feriado. Atualmente, existe um projeto de lei que gostaria de tornar o Dia da Consciência Negra feriado nacional. A proposta foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Zumbi dos Palmares

O dia 20 de novembro é uma data de reflexão para o indivíduo afrodescendente. Muitas das questões frequentemente vividas por essa comunidade possuem raíz bem no início da formação da nação brasileira, durante o período colonial. Dessa forma, o feriado celebra a resistência e luta de um líder negro que atuou nesse período, Zumbi, do Quilombo dos Palmares.


Saiba em quais estados o Dia da Consciência Negra vai ser feriado

Manifestantes na Avenida Paulista em ato contra o racismo no Dia da Consciência Negra em 2021. (Foto: reprodução/Nelson Almeida/AFP/CP)


Zumbi é reconhecido como um forte símbolo de resistência e luta negra contra a escravidão e as sequelas que a atividade escravocrata deixou na sociedade atual, o racismo.

Foto destaque: comemoração do Dia da Consciência Negra em frente a estátua do Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro  (Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil/Exame)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...