INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Saiba sobre El Ninõ, o fenômeno responsável pelas altas temperaturas

Saiba sobre El Ninõ, o fenômeno responsável pelas altas temperaturas

Nos últimos dias, a temperatura no Brasil vêm aumentando, e em decorrência disso, 15 Estados e o Distrito Federal foram colocados em estado de alerta, segundo agências de meteorologia. Em muitos locais, essa onde de calor pode continuar durante a semana. Em algumas cidades, o termômetro marca 13 º a mais do que se espera nesta época do ano, e em outros a sensação térmica pode ultrapassar os 50º.

Julho a outubro são os meses mais quentes do ano

No relatório mais recente do Inmet, é indicado que os meses de julho, agosto, setembro e outubro registraram médias históricas de temperatura. O órgão destaca que, entre esses quatro meses consecutivos mais quentes deste ano, setembro se destaca com o maior desvio desde 1961, apresentando uma diferença de 1,6ºC acima da climatologia de 1991/2020.

Fenômento El Niño

O Inmet coloca o ano de 2023 como o mais quente desde a década de 60. Segundo o órgão, estes últimos meses foram marcados por um calor extremo em grande parte do país, e o responsável por essa temperatura é o evento chamado El Niño, caracterizado pelo aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacifico Equatorial, o qual tende a elevar as temperaturas em muitas regiões do planeta. Segundo esse cenário, o ano de 2023 aponta para ser o ano mais quente desde a década de 60.


Saiba sobre El Ninõ, o fenômeno responsável pelas altas temperaturas

Termômetro em São Paulo (Reprodução/Veja SP)


O Inmet destacou influência do El Niño, mas de acordo com a análise de Climate Central, o evento El niño é apenas o início: o fenômeno está começando a elevar temperaturas, e conforme os padrões históricos, a maior parte de seu impacto será notada em 2024. Com base nos registros, há uma probabilidade de a temperatura se elevar mais nos próximos 12 meses.

O fenômeno El Niño tem previsão de pico em 2024, apontando para um verão intenso pela frente. Após esse período, a previsão é de que o aquecimento oceânico diminua temporariamente.

 

Foto Destaque: Mapa de ondas de calor no Brasil. Reprodução/MetSul

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...