INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno pela presidência na Argentina

Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno pela presidência na Argentina

O primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina foi finalizado neste domingo (22). Sergio Massa, atual ministro da Economia argentina, ficou com 36,68% dos votos e disputará o segundo turno com Javier Milei, que terminou a apuração com 29,98% do total de votos. Juntos, os dois candidatos receberam o voto de 17,4 milhões de eleitores. O segundo turno será realizado no dia 19 de novembro.


urna argentina

Primeiro turno das eleições na Argentina define dois candidatos para o segundo turno. (Foto: reprodução/CNN Brasil)


Sergio Massa: peça surpresa

Apesar de Sergio Massa, 51 anos, ter assumido a liderança no primeiro turno, o resultado foi considerado uma grande surpresa, uma vez que o ministro não era o favorito na disputa eleitoral. 

Massa teve que enfrentar dificuldades dentro de sua própria coligação para se manter firme na posição de candidato à presidência. Considerado um dos políticos mais ortodoxos, ele integra a coligação governista União pela Pátria.

Poucos dias antes do término das inscrições, a União pela Pátria já tinha dado como certa a candidatura de Eduardo Pedro, um aliado de Cristina Kirchner, atual vice-presidente. No entanto, houve uma reviravolta e Sergio Massa foi anunciado como o candidato favorito da coligação. 

Ele, ainda, competiu e ganhou do pré-candidato Juan Grabois nas primárias, votação na qual as coligações políticas escolhem quem realmente disputará as eleições presidenciais.

 

Javier Milei: defensor do liberalismo

O empresário Javier Milei, 53 anos, é um economista ultraliberal que se lançou como candidato à presidência argentina pela coligação A Liberdade Avança, criada por ele mesmo. 

Milei ficou famoso principalmente durante a pandemia, por ter participado de diversos programas de televisão. Em 2020, o empresário foi o protagonista de protestos contra o confinamento imposto pelo governo como medida ao combate da Covid-19.

Milei era o favorito na corrida presidencial, pois foi o candidato que mais recebeu votos nas primárias, seguido por Patricia Bullrich e, em terceiro, Sergio Massa.


primárias argentina

Javier Milei foi o candidato com mais votos nas primárias. (Foto: reprodução/Poder360)


Candidata da direita tradicional, Patricia Bullrich foi a terceira mais votada da disputa, com 23,83% dos votos, portanto, está fora do segundo turno. Bullrich fez um discurso após a apuração dos votos e evitou parabenizar Sergio Massa. Portanto, é esperado que ela declare apoio à Javier Milei.

 

Foto destaque: Sergio Massa e Javier Milei disputarão segundo turno pela presidência da Argentina. Reprodução/Metropoles/Exame

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...