Na manhã desta terça-feira (17), quatro trabalhadores morreram após um desabamento durante as obras da construção de um mercado, em Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
O acidente
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desabamento ocorreu em virtude de um talude – encosta feita para conter a inclinação do terreno – estar trincado. Os funcionários teriam tentado controlar, mas a estrutura desabou, soterrando cinco trabalhadores que estavam no local.
Dos cinco, quatro morreram no local, e um sexto conseguiu fugir antes do desmoronamento. Três das vítimas fatais foram identificadas pelos bombeiros. São eles: Zacarias Evangelista Fonseca, de 59 anos, Roberto Mauro da Silva, de 55, e Rafael Pereira Barbosa, de 35.
A quarta vítima foi a engenheira Juliana Angélica Menezes Veloso, de 30 anos, que chegou a ser levada para o Hospital João XXIII pelo helicóptero Arcanjo, mas não resistiu aos ferimentos. O quinto homem, não identificado, foi resgatado e levado para o Hospital Odilon Behrens, com ferimentos e escoriações nas pernas.
Mais detalhes
O local do acidente é na Rua Jornalista Djalma Andrade, na esquina com Diciolo Horta, e se trata de um canteiro de obras da construção de uma unidade da rede de supermercados Verdemar. A rede, em nota, lamentou o ocorrido e afirmou estar acompanhando de perto a assistência às vítimas, junto da empresa de construção civil responsável pela obra, a Construtora Kaeng.
Segundo detalhes fornecidos pelo porta-voz da corporação, o tenente Henrique Barcelos, todos os operários estavam seguindo as normas de segurança, trajando capacetes e outros equipamentos de segurança. O tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Biasibetti, também explicou que a obra estava dentro dos conformes da legalidade, com um responsável técnico e autorização da prefeitura.
Seis viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Samu foram chamadas ao local, juntamente da Defesa Civil, que isolou a área do acidente. A Polícia Civil de Belo Horizonte disse que irá investigar mais detalhes sobre o acidente.
Foto destaque: Moradores morrem soterrados em obra após desabamento de estrutura. Reproução/Perfil Brasil.