INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Tremor de magnitude 6,6 abala o Japão e alerta de tsunami é emitido

Tremor de magnitude 6,6 abala o Japão e alerta de tsunami é emitido

Na manhã desta quinta-feira (05) no horário local – noite de quarta-feira (04) no Brasil -, o governo japonês emitiu um alerta de tsunami com possíveis ondas de até 1 metro de altura, consequência de um terremoto com magnitude 6,6 na escala Richter registrado pela região da ilha de Torishima. A meteorologia japonesa indica que o tsunami deve atingir ilhas que se encontram ao leste do país, mais especificamente na Península de Izu.

 

Previsões e medidas

Além disso, existe a possibilidade do tsunami atingir cerca de três das quatro ilhas principais do Japão, no entanto com pouca força indicando ondas que giram em torno de 20 centímetros de altura.


Tremor de magnitude 6,6 abala o Japão e alerta de tsunami é emitido

Barco em cima de casa destruída após tsunami (Foto: reprodução/jonalvs)


Foi registrado que o epicentro do abalo sísmico aconteceu em meio ao Oceano Pacífico, a 550 quilômetros de distância do sul de Tóquio e cerca de 10 quilômetros abaixo do nível do mar. É importante ressaltar que tsunamis só ocorrem quando o epicentro de um tremor ocorre em alguma região do oceano. Devido a tais circunstâncias, o governo japonês, junto a sua população, iniciaram o protocolo de medidas cabíveis relacionadas a eventos naturais deste tipo específico.

 

Histórico

O Japão já carrega consigo um histórico de tsunamis e, por conta disso, é um país que há anos vêm aprimorando métodos e medidas para lidar com situações como essa. Um exemplo disso é a tragédia ocorrida em 2011, onde um terremoto com 9 graus de magnitude (considerado o maior da história do país) ocasionou um tsunami que engoliu cidades por cerca de 4 quilômetros de cidade a dentro, provocando alto nível de destruição e milhares de vítimas. O tsunami possuía ondas que superaram os 4 metros de altura e avançaram numa velocidade avassaladora até a costa da primeira região atingida, onde perdeu velocidade porém ganhou altas proporções de tamanho.

 

Foto destaque: Representação do mapa do Japão. Reprodução/g1.globo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...