Spotify experimenta novo recurso de tradução para podcasts

3 min de leitura

A inteligência artificial chegou à maior plataforma de música e podcast, o Spotify. O aplicativo tem testado uma nova função com o auxílio dela, que irá traduzir podcasts de Dax Shepard e Lex Fridman para outros idiomas.

A empresa de streaming de áudio usará o recurso a partir da técnica utilizada no ChatGPT, para atrair novos ouvintes e aumentar seu lucro.

As traduções aplicarão inteligência artificial generativa, fornecidas pela tecnologia de reprodução de voz lançada recentemente pela OpenAI, com o sustento pela Microsoft; de acordo com a plataforma, seriam imitados o estilo de voz do primeiro narrador e supostamente viria mais autêntico do que a dublagem mundialmente conhecida.


Spotify usa tecnologia fornecida pela Microsoft (Foto: Reprodução/ Show Me Tech)


Além dos citados anteriormente, o streaming uniu-se a outros “podcasters”, como Monica Padman, Bill Simmons e Steven Bartlett.

Ainda segundo a plataforma, este teste está disponível apenas para alguns idiomas como espanhol, francês e alemão e somente para uma determinada quantidade de episódios já existentes em seu catálogo e futuras estreias, e a expectativa é que isso poderia elevar a audiência dos programas.

Esperança

Apesar da plataforma ser conhecida pela reprodução de músicas e atualmente um novo meio para criadores de conteúdo no segmento de áudio (podcast), esta última, aparentemente não anda funcionando como o Spotify esperava, pois ela tem se dedicado intensamente nos últimos anos neste segmento, na expectativa de manter um alto engajamento em troca de mais anunciantes.  

Porém, com as despesas operacionais da marca, que cresceram rapidamente o dobro de seus lucros no ano passado, e devido às altas taxas de juros e inflação, a empresa tem reduzido gastos com anúncios, o que aumentou as despesas operacionais da empresa.

Jam

Como uma outra forma de driblar a sua situação, a plataforma lançou recentemente o “JAM”, um novo meio que dispõe de características das playlists colaborativas, permitindo que seus conhecidos controlem uma lista de reprodução, mesmo estando à distância.

O seu diferencial é que isto ocorre em tempo real, porém pode ser criado apenas por usuários premium, mas qualquer um pode entrar na lista.

Foto Destaque: Spotify. Reprodução/samaa tv

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile