Banhista distraída é surpreendida com a presença de um tubarão

Na plataforma do TikTok, um vídeo vem sendo bastante repercutido nós últimos dias. O conteúdo – que tem chamado a atenção dos internautas  – registra o momento de uma banhista curtindo o mar de uma praia nos Emirados Árabes enquanto um tubarão começa a passar na pela sua proximidade.

O caso aconteceu no dia 10 de novembro, na praia de Kite Beach, em Dubai. A banhista – desatenta pela tranquilidade do mar e admirada com a paisagem fornecida pela cidade – estava em um momento tão singular, que quase não percebe um tubarão do qual estava chegando bem perto da sua posição.

Imediatamente, um membro da equipe de salva-vidas local começou a chamar insistivamente a atenção da banhista dispersa.

Outros banhistas que estavam no local ficaram agonizados com a cena. Um deles registrou o momento do qual o tubarão se aproxima da banhista.


https://vm.tiktok.com/ZMF4d5gFh/ 

Registro em que o tubarão passa bem próximo de uma banhista em Dubai. (Vídeo: Reprodução/TikTok).


Por fim, felizmente, a vítima não se feriu. Assim que ouviu o comando do salva-vidas, ela saiu do mar ilesa. 

Foto destaque: banhista distraída bem próxima de um tubarão. Reprodução/O GLOBO

 

PSG suspende o consumo de refrigerante

O refrigerante é uma bebida adorada por grande parte da população no mundo. Ele pode ser um refresco nos dias mais quentes, um acompanhamento para as refeições ou até mesmo um brinde com os amigos. Entretanto, os atletas do clube Paris Saint-German foram proibidos de ingerir essa bebida durante as refeições dos jogadores. Essa medida foi adotada pelo novo nutricionista do clube.

Apesar de drástica, a decisão de suspender o consumo de refrigerantes e chás durante as refeições do elenco do time possui, sobretudo, objetivos benéficos para os jogadores como: a prevenção do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas e o aumento da performance dos membros do clube durante os jogos.


Neymar e Messi, jogadores do clube de futebol Paris Saint-Germain (Foto: Reprodução/FootballToday)


Como a suspensão do consumo de refrigerantes pode ajudar a melhorar o desempenho de um atleta? 

É fundamental que um profissional do esporte cuide da sua alimentação para manter o bom funcionamento corporal durante as competições. Por isso, é muito importante que ele se atente em consumir alimentos que são ricos em vitaminas e que forneçam energia para corpo. A nutricionista e educadora física Dani Borges enxerga a decisão do nutricionista do clube como benéfica para a saúde e desempenho dos atletas.

“O consumo dessas bebidas, dependendo do horário e a quantidade que os jogadores as consomem, faz com que a performance desses atletas seja prejudicada durante as partidas e treinos. Dessa forma, eles podem alcançar o cansaço e a fadiga mais facilmente”, explica a nutricionista.

A nutricionista ainda ressalta a importância que essa medida tem em diminuir problemas de saúde a longo prazo. Segundo um relatório publicado na revista médica americana “The Lancet”, foi apontado que somente em uma lata de Coca-Cola de 330ml contém o equivalente de sete colheres de chá (35g). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcar não exceda dos 50g.

Esse excesso pode acarretar no desenvolvimento de doenças cardíacas ou diabetes, por exemplo. Além disso, a bebida contém uma substância na sua composição que é conhecida cientificamente como 4-metil-imidazol. Essa substância, quando consumida em doses maiores, pode contribuir para o desenvolvimento do câncer.

Contudo, a profissional alerta que a suspensão drástica da ingestão de chás e refrigerantes podem afetar negativamente aqueles atletas que sentem prazeres psicológicos ao consumirem essas bebidas. Com isso, ela recomenda que esses jogadores tenham não só o acompanhamento de um nutricionista, mas também de um psicólogo, que avaliará e acompanhará as consequências mentais trazidas pelo corte dessas bebidas na dieta dos atletas.

 

Foto destaque: Copo de refrigerante. Reprodução/Casa e Jardim.

Governo Japonês incentiva o consumo de bebidas alcoólicas dos seus cidadãos



O Japão está buscando promover as suas vendas em bebidas alcoólicas no país. Para isso, o governo implementou o plano “Shake Viva!” – nome dado em homenagem a uma bebida típica do país – que possui como objetivo abrir concursos onde as pessoas selecionadas pelo programa possam criar novas estratégias de vendas e incentivos de consumo das bebidas alcoólicas dos cidadãos japoneses.

 

A alteração dos hábitos da população devido à pandemia e a consequente diminuição das receitas fiscais provenientes dos impostos especiais de consumo levam o Japão a lançar este concurso, que decorre até ao dia 9 de setembro, segundo o jornal The Guardian.

 

O consumo de álcool no país diminuiu. Em 1995, a média era de 100 litros por pessoa ao ano. Já em 2020, a média passou a ser de 75 litros anuais. Os impostos sobre o álcool marcou 1,7% da receita fiscal do país. Em outros anos – como em 1980, essa taxa representava 5% e em 2011, 3%.

 

Diante dessa consequência, a Agência Nacional de Impostos japonesa (National Tax Agency) criou medidas para que os japoneses pudessem aumentar o consumo de bebidas alcoólicas através do programa Shake Viva!, que consiste em selecionar pessoas que tenham entre 20 e 39 anos para criar planos de vendas desses produtos – isso inclui a adoção de novas estratégias de vendas e de incentivos ao consumo doméstico.

 

Entre as ideias que esses participantes devem apresentar, estão novos designs de produtos e propostas para estimular a venda dessas bebidas. O uso do metaverso e da inteligência artificial também é uma das estratégias adotadas pela campanha para aumentar o número das vendas.

 

O Ministério da Saúde do Japão se pronunciou sobre esse plano e disse que apoia esse incentivo, mas espera que as pessoas se lembrem de beber apenas a quantidade ideal/adequada de álcool.

 

O site oficial da campanha diz: “Neste projeto, ao pedir aos jovens que proponham os seus próprios planos de negócio, iremos apelar a eles para o desenvolvimento e promoção das bebidas alcoólicas japonesas e, ao mesmo tempo, vamos revitalizar a indústria anunciando excelentes planos”.

 

Estudos apontam que as pessoas que dormem pouco podem desenvolver comportamentos mais egoístas

Já é banal escutarmos por aí que o ser-humano precisa de noites bem dormidas e de um sono de qualidade. Além de fortalecer o nosso sistema imunológico e consolidar o nosso sistema nervoso, o nosso corpo também libera hormônios – que são essenciais para a melhoria do nosso humor e a nossa sociabilidade – enquanto nós estamos dormindo. Mas você sabia que, ao abrirmos mão de algumas horas de sono durante a noite, podemos passar a ter comportamentos mais egoístas?

Uma pesquisa publicada pela revista PLOS Biology, na última terça-feira (23), apontou que as pessoas que têm uma carga horária de sono reduzida durante a noite possuem uma probabilidade maior de não quererem ajudar uma pessoa quando ela estiver passando por um problema ou necessidade.


Duas pessoas indispostas a ajudar a outra. (Foto: Reprodução/Pinterest)


Tendo isso em vista, pesquisadores da Universidade de Berkley, na Califórnia, realizaram três estudos comportamentais que analisavam esse efeito “egoísta”, trazido pelas poucas horas de sono. Ao final desses estudos, Ben Simon, um dos líderes da pesquisa, constatou que “uma hora de perda de sono é mais do que suficiente para influenciar a escolha de ajudar outra pessoa.”

Em seu primeiro estudo, Ben Simon e seus colegas de pesquisa fizeram uma análise de um banco de dados que continham estatísticas de 3 milhões de doações de caridade entre os anos de 2001 e 2016. Ao observar esses dados, foi descoberto que no período de horário de verão, quando as pessoas perderam uma hora do seu sono, o número de arrecadação das caridades caíram em 10%. Essa diminuição não foi notada nos estados americanos que não aderiram ao horário de verão

O segundo estudo foi feito com a participação de 24 voluntários saudáveis. Os cientistas fizeram uma ressonância magnética para escanear o cérebro dessas pessoas após 8 horas de sono. Logo em seguida foi feito uma segunda ressonância para escanear o cérebro dessas pessoas, após uma noite inteira sem dormir. No fim desse experimento, eles descobriram que as regiões do cérebro que são responsáveis pela rede neural pró-social, que está relacionada em fazer uma pessoa despertar uma empatia por alguém e de entender as suas necessidades, era menos ativa após uma noite sem dormir.

No terceiro estudo, os cientistas mapearam o sono de 100 pessoas, de três à quatro noites. Durante esse experimento, a qualidade do sono desses voluntários foi medida pelos pesquisadores através da quantidade de horas que eles ficavam em sono profundo e quantas vezes essas pessoas acordavam durante a noite. Segundo as descobertas feitas por Ben, a qualidade do sono  afeta significamente a empatia de uma pessoa no dia seguinte.

Ao analisar esses cenários, Ben conclui:  ” Se alguma vez, durante um momento de grande individualismo do qual as pessoas vivem, fosse necessário que existisse um estimulante que despertasse em nós a solidariedade e a gentileza, o ato de dormir se torna a menor maneira para essas pessoas se manifestarem em sociedade com empatia e generosidade.”

Com esse estudo, Ben espera que as pessoas passem a se atentar com as suas horas de sono para que elas possam dar vazão ao fluxo de empatia que corre no nosso organismo enquanto descansamos.

 

Foto destaque: Pessoa sentido os efeitos incômodos de uma noite mal dormida. Reprodução/GE.

Entenda os principais tipos de alopecia e como tratá-los de forma correta

A queda dos fios de cabelos – também conhecida como alopecia – pode ser classificada em duas categorias: cicatricial (quando há destruição permanente dos folículos pilosos) ou não cicatricial (quando não há destruição do folículo). 

A perda dos fios de cabelos não cicatricial é a manifestação mais comum da alopecia e pode ser classificada em 3 ramificações: padrozinada, difusa ou focal. O critério dessas classificações estão relacionados com a proporção de perda dos fios capilares.


Homem com alopecia (Foto: Reprodução/ UOL).


A perda de cabelo padronizada ocorre quando há um afinamento progressivo e simétrico do cabelo. Ela se manifesta, na maioria dos casos, na parte frontal, superior e lateral do couro cabeludo. O afinamento da linha do cabelo nessas áreas ocorre em ambos os sexos. No entanto, ela é mais pronunciada principalmente entre os homens.

A queda difusa de cabelos no couro cabeludo ocorre quando os cabelos estão caindo de vários pontos da cabeça. Esse fenômeno se dá normalmente após um acontecimento agudo – como uma doença grave, cirurgia de grande porte, anemia ou gravidez. Ela também pode surgir através da ingestão de alguns medicamentos (como lítio, valproato ou fluoxetina).

A perda de cabelo focal envolve a queda capilar na forma de manchas no couro cabeludo e ela se manifesta com mais frequência através da alopecia areata. Em pessoas com essa condição, o cabelo sempre cai em áreas bem delimitadas, resultando em manchas circulares ou ovais nas regiões onde não há fios de cabelo.

Para o tratamento da queda de cabelo, é importante ressaltar que ela deve ser feita sob uma supervisão/orientação médica.

Alguns indivíduos com alopecia androgenética apresentam crescimento capilar com aplicação tópica de solução ou espuma de minoxidil nas áreas afetadas do couro cabeludo. Há também o tratamento à laser, da qual emite raios luminosos de baixa intensidade que faz aumentar o volume capilar. O tratamento da alopecia areata é realizado com o uso de medicamentos variados e pela estimulação do folículo capilar. O tratamento deve ser sempre conduzido por um médico dermatologista.

 

Foto destaque: homem com alopecia. (Reprodução/Sempre Bem)

 

Indianos celebram a seleção brasileira através de um desfile nas ruas do Qatar

A seleção brasileira terá a sua estreia no dia 24 de novembro, às 16h, a sua disputa na Copa do Mundo de 2022. Apesar da seleção pisar os pés no país sede do Mundial somente na semana que vem, as ruas de Doha já foram envolvidas por uma maré verde e amarela.

Fãs da seleção brasileira saíram às ruas do Qatar na tarde desta sexta-feira (11) para celebrar e exaltar a sua paixão pelo time brasileiro. Foi desenvolvido um desfile de adoradores da seleção brasileira. Pode-se ouvir batuques do qual davam ritmo para o balanço das bandeiras e algumas buzinas que endossaram o ritmo das batidas dos tambores e das baterias. 

O vídeo que registra essa celebração viralizou, rapidamente, nas redes sociais dos brasileiros. A filmagem foi compartilhada pelo influenciador de futebol Carter, o qual está no país para acompanhar as partidas. “Não, eles não estão pedindo golpe militar: eles são um grupo de indianos que vieram torcer para a seleção brasileira aqui no Qatar. Que loucura!”, escreveu o influenciador através de um post nas suas redes sociais.


Torcedores indianos celebram entusiadasmente a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Qatar.


Ao longo dos diversos registros, pode-se ver que alguns torcedores se empenharam em usar máscaras com o rosto dos próprios jogadores e do técnico da seleção brasileira. 


Torcedor indiano celebrando a seleção brasileira com a máscara do Tite, técnico do time brasileiro. (Foto/Reprodução: Victor Pozella)


Segundo as organizações do desfile, foram reunidos aproximadamente 2 mil torcedores que esperavam, entusiasmadamente, a chegada do time brasileiro ao país. Engana-se quem pensa que grande parte dessa torcida era composta por brasileiros. Na verdade, os brasileiros faziam parte da minoria dessa composição. Grande parte dos torcedores que congratularam o Brasil ao longo da tarde desta sexta-feira eram de nacionalidade indiana.  

O evento teve grande público mesmo acontecendo na sexta-feira, dia sagrado para reza no país da Copa, o equivalente ao domingo no Brasil. A Seleção estreia no Mundial em 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília).

 

Foto destaque: Torcedores indianos celebram com alegria a participação do Brasil no Mundial do Qatar. Reprodução/Victor Pozella.

Instituto Ítalo Ferreira promove oportunidades para crianças e jovens vulneráveis

Na manhã dessa quinta-feira (27), o campeão mundial e medalhista olímpico Italo Ferreira fez um anúncio na sua cidade natal  (Baía Formosa-RN), por meio de uma coletiva de imprensa, que a primeira fase da obra do seu instituto já foi concluída. O instituto, do qual leva o própio nome do atleta, é um projeto desenvolvido pelo Italo Ferreira, do qual se fundamenta em integrar e dar oportunidades para crianças e jovens que se encontram em vulnerabilidade social por meio do esporte. 


Ítalo Ferreira anunciando na manhã dessa quinta-feira a inauguração da primeira etapa do seu instituto (Foto:Reprodução/GE).


Além de atividades de incentivo ao esporte, o instituto fornecerá, através de uma estrutura de 400m2, aulas de idiomas, informática, sustentabilidade e apoio educacional. No momento, 72 crianças já estão sendo acolhidas pela entidade. Até a finalização das obras – evento previsto para o início de 2023 -, a expectativa do atleta é que o instituto possa alcançar até 500 crianças e adolescentes que vivem na linha da pobreza.

O instituto vai ter um impacto muito positivo na comunidade. A gente vai conseguir atingir quase 500 pessoas e a gente pode expandir isso. O trabalho só está começando”, comenta o atleta


Sala de atividades físicas do Instituto Ítalo Ferreira (Foto: Reprodução/GE).


Além de se tornar um campeão mundial, ajudar o próximo também sempre foi um sonho de Ítalo e da sua família – os quais sempre quiseram ampliar a ajuda para jovens e famílias de Baía Formosa. 

Sempre foi o meu sonho poder contribuir mais com o lugar onde nasci e cresci e onde quero continuar vivendo, e o Instituto Italo Ferreira é minha forma de garantir que outros jovens tenham as mesmas oportunidades que eu tive, para que também realizem seus sonhos, construa novas oportunidades de vida. A intenção é impactar diretamente na perspectiva das crianças, fornecendo ferramentas para que elas possam construir um futuro diferente daquele a que estão predestinadas”, declara Ítalo.

O campeão mundial também ressaltou um agradecimento aos seus funcionários e familiares pelo empenho e trabalho duro para levantar o instituto – do qual está sendo construído exatamente onde era, antigamente, a casa dos seus avós.

Minha irmã faz um trabalho incrível no instituto. Ela abriu mão de muita coisa para realmente segurar a barra. Não é um trabalho fácil, precisa de uma dedicação imensa. É muito legal ter a família do meu lado me apoiando nesse momento. Eu tenho outro foco, outro objetivo, que é seguir o meu caminho como surfista profissional, trazendo alegria para a nação brasileira que torce por mim em todos os eventos, principalmente nos maiores objetivos, que são as Olimpíadas. Contar com a minha família e essa torcida é muito especial”, destaca o surfista.

Segundo uma declarção feita pela irmã do atleta, Pollyana Ferreira, atividades já foram iniciadas e que o requisito básico para se tornar membro da instituição é que a criança tenha, ao menos, 60% de frequência escolar.

 

Foto Destaque: Instituto Ítalo Ferreira, entidade fundada pelo própio atleta para promover oportunidades na vida de crianças e jovens que se encontram em uma vulnerabilidade social. (Reprodução/GE)

Ministério da Defesa Ucrânia compartilha registros de helicópteros sobrevoando o país a cinco metros do solo

Na última terça-feira (25), um vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Ucrânia chamou a atenção dos internautas no Twitter. O vídeo em questão mostra uma das aeronaves ucranianas sobrevoando uma rodovia nacional com uma altitude de 5 metros do chão. Na reprodução a seguir, é possível observar que os carros passam de maneira bem próxima aos helicópteros que estão sobrevoando no local.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>For those who missed our videos with helicopters, here is a new one. A 5-meter altitude flight makes it impossible for the enemy&#39;s anti-aircraft defense to shoot down our &quot;dragonflies&quot;. <a href=”https://t.co/evkNeO1ZHp”>pic.twitter.com/evkNeO1ZHp</a></p>&mdash; Defense of Ukraine (@DefenceU) <a href=”https://twitter.com/DefenceU/status/1584954350140809216?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 25, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


“Para aqueles que ainda não chegaram a ver os nossos vídeos com os helicópteros, aqui está um recém-lançado. Um voo de cinco metros de altitude torna impossível para a defesa antiaérea do inimigo de derrubar os nossos “dragões voadores””, declara o Ministério da Defesa da Ucrânia.

O motivo que leva essas esse helicópteros a sobrevoarem o país com uma distância tão curta do solo está relacionado com a tentativa da força aérea nacional de fazer com que as aeronaves ucranianas fiquem fora do alcance das baterias antiaéreas de Moscou, da qual se disparada, possui um alto potencial de causar destruição em veículos civis.

O conflito entre os dois países começou ainda no início de 2022, através da tentativa de anexação da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Desde então, o confronto vem se estendendo com o passar dos meses. E há o que parece, os presidentes Vladimir Putin, da Rússia e Volodymyr Zelenskyy, da Ucrânia, não estão próximos de um acordo final.

 

Foto destaque: Helicóptero militar sobrevoando próximo ao solo (Reprodução/Airway)

 

Rivais do Manchester City fazem movimentações para banir Haaland do futebol inglês

Erling Haaland, atual artilheiro do Manchester City, com apenas 22 anos, foi capaz de marcar 14 gols em apenas oito partidas pelo time durante a disputa pelo Premier League. Além disso, o noruegês foi classificado como o melhor jogador da Liga Profissional de Futebol do Reino Unido. Apesar dos grandes reconhecimentos de forma tão precosse, Haaland vem se tornando, nos últimos dias, uma vítima dos apelos drásticos das torcidas rivais ao Manchester City, do qual buscam uma forma de conseguir tirar o artilheiro do time inglês.


Erling Haalad é considerado o melhor artilheiro da história do futebol inglês (Foto/Reprodução: FoxSports)


O motivo que mobilizou a torcida de outros times a quererem banir o norueguês do Manchester City possui uma motivação bastante peculiar: as pessoas estão se incomodando com a habilidade do jogador em marcar gols ao longo das partidas. Com isso, rivais do City, usando do bom-humor, criaram insanas petições online para que o jogador deixasse de jogar para o time do Reino Unido. A petição, denominada como “Tire Erling Haaland do Futebol da Inglaterra Porque Não É Justo”, possui o seguinte discursso: “Simplesmente não é justo. Podemos fazer uma mudança. Agora é a hora de nós, pessoas, agirmos. Esse robô não deveria ter permissão para continuar em nosso país”.

Outra petição, nomeada como “Remover Erling Haaland do Reino Unido”, diz: “Erling Haaland é um problema sério. Ele aparece do nada e arruína consistentemente os fins de semana do povo trabalhador desta grande nação. Essa questão deve ser tratada para proteger a saúde mental de milhões de pessoas em nossa sociedade”.

Pásmem, o craque é alvo de ataques por causa da sua grande habilidade em marcar gols durante as partidas. Por isso, torcedores de outros times proclamam que Erling Haalnd pare de ser “apelão” e passe a dar uma chance para os times rivais.

 

Foto Destaque: Jogador norueguês foi alvo do bom-humor dos ingleses em quererem banir o jogador do futebol inglês. Reprodução/GE