Aroma nostálgico: perfumes que marcaram a década passada, retornam em 2024

De volta às prateleiras, fragrâncias icônicas dos anos 2010 voltam como tendências da perfumaria atual

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
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Foto destaque: Fragrâncias icônicas dos anos 2010 voltam como tendências da perfumaria atual (Reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)

A década de 2010 na indústria da perfumaria foi marcada por uma contrahegemonía na criação dos produtos – cada vez mais nichados e exclusivos. O movimento natural serviu como uma resposta para a tendência anterior: os perfumes assinados por celebridades que marcaram e alcançaram o ápice de vendas nos anos 2000. Desde de Britney Spears, até Sarah Jessica Parker, as fragrâncias das estrelas foram um sucesso global e contribuíram para a massificação do público consumidor de aromas. 

Posteriormente, com a ascensão da estética indie, surge uma necessidade na geração mais jovem, de fugir dos padrões, assim, a procura por individualização se tornou essencial em todas as esferas que compõem a estética pessoal, inclusive na perfumaria. Em resposta, a indústria abriu espaço para marcas menores, com fórmulas mais sofisticadas, construindo combinações de aromas inusitadas, sem ter como alvo uma grande massa de público, mas sim, por a venda a exclusividade tão almejada. E como o cenário beauty respeita o movimento em pêndulo do mundo fashion: tudo que vai, volta, e alguns desses famosos perfumes de 2010, estão voltando em 2024 com tudo para serem descobertos por uma nova geração com, também, uma busca incansável pela individualidade. 

J’adore, Dior

Lançado em 1999, o clássico perfume da casa Dior foi a fragrância mais vendida na década de 2010 em seu país natal, França. Sua composição original, criada pela perfumista Calice Becker, carrega notas de pêra, jasmim, tuberosa, almíscar e baunilha, construindo um aroma elegante, com leveza, floral frutado.


J’adore, Dior (Foto: reprodução/divulgação/Dior)

Já em 2023, a fragrância foi revolucionada. Com o nome J’adore L’or, as flores de laranjeira, jasmim grandiflorum e rosa centifolia constroem o aroma pensado pelo atual diretor de criação dos perfumes Dior, Francis Kurkdjian. O perfume também ganhou uma nova garota-propaganda, quando a Dior resolveu acender novamente a chama do J’adore e trocou Charlize Theron pela cantora Rihanna.

Angel, Thierry Mugler

O Angel Elixir, lançado em 2023 pela Mugler (antiga Thierry Mugler – hoje a marca leva apenas o sobrenome de seu fundador), é uma releitura, aguardada por mais de 30 anos, do clássico lançamento de 1992, que foi hit na década de 2010, o perfume Angel.


Angel Elixir, Mugler (Foto: reprodução/divulgação/Mugler)

Na época de seu primeiro lançamento, o perfume revolucionou o mercado ao ser umas das primeiras fragrâncias a estrear notas gourmand (caramelo, baunilha, entre outras) na perfumaria contemporânea. A versão mais recente parte paro lado contrário, seguindo tendências atuais, vem mais leve – notas leitosas e florais radiantes (laranjeira, ylang-ylang e flores brancas). 

Santal 33, Le Labo

A perfumaria, extremamente de nicho, nova-iorquina está em um momento de evidência atualmente, principalmente no Brasil, já que abriu sua primeira loja no país esse ano, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, levando as principais fashionistas da época de 2010 a loucura, por finalmente terem a possibilidade de comprar a fragrância que marcou a geração.


Santal 33, Le Labo (Foto: reprodução/divulgação/Le Labo)

Lançado em 2011, o perfume com design clean e minimalista, se tornou hit na década passada. Suas notas almiscaradas e amadeiradas conferem ao produto uma fluidez, não voltado a um gênero específico. As notas de cardamomo, violeta, íris e ambrox viralizaram recentemente em plataformas, como o TikTok, resultando em um impulsionamento das vendas, que alcançaram números não vistos desde de seu lançamento.

Million Gold, Rabanne

Lançada em 2024, essa releitura traz uma versão atualizada dos maiores hits na perfumaria de 2010: o Lady Million e One Million, best-sellers da Rabanne na década passada. Com notas de pêra, rosa, lavanda, jasmim, almíscar, baunilha e musgo, essa nova versão constrói um sentimento olfativo mais moderno e sofisticado.


Million Gold, Rabanne (Foto: reprodução/divulgação/Rabanne)

Assinada pelos perfumistas Alienor Massenet, Suzy Le Helley, Nathalie Benareau e Loc Dong, além da modernidade no aroma, o perfume agora é comercializado agora conta com um frasco recarregável, favorecendo a causa ambiental e tem a modelo Gigi Hadid como estrela da campanha.