Para viver a personagem Solange Duprat no remake de Vale Tudo, a atriz Alice Wegmann adotou um corte de cabelo que promete ser um novo viral: o bob Joana D’Arc. Possui acabamento geométrico e franja curta, sendo um visual versátil, moderno e marcante.
A origem do nome vem da guerreira francesa Joana D’Arc, que na sua juventude cortou os cabelos para ir à guerra e posteriormente transformou-se em símbolo de coragem. Até atualmente o corte transmite a mensagem que foi passada séculos atrás.
Em entrevista à Marie Claire, a visagista Andrea Pecora diz que o corte cria uma imagem firme e autoritária por ter um formato geométrico. Ela completa que o bob Joana D’Arc destaca a estrutura óssea do rosto, reforçando traços fortes e definidos.
Quais as formas de usar o corte
Percora diz que há várias formas de utilizar o bob Joana D’Arc e exemplificou duas delas: quando o corte está escovado para dentro e escovado para fora. O primeiro exemplo transmite uma ideia de introversão, enquanto o segundo passa uma imagem extrovertida e ousada.
As texturas também interferem no resultado. Segundo a especialista, “cabelos lisos ou levemente ondulados mantêm melhor a estrutura e definição das linhas. Em cabelos muito cacheados ou crespos, o resultado pode ser mais volumoso e dinâmico, mudando a percepção de precisão para algo mais artístico e livre”.
Celebridades que estão utilizando o bob Joana D’Arc
Trouxemos exemplos de famosas que usaram o corte, seja em um tapete vermelho ou em um papel televisivo, como Alice Wegmann.
Solange Duprat é uma personagem cheia de personalidade e o corte caiu como uma luva no visual fashionista. A caracterização de Alice traz uma mistura da moda dos anos 80 com elementos atuais.

Lady Gaga também apostou no visual para realizar a The Mayhem Ball, sua oitava turnê que teve passagem histórica no Brasil. O corte deu um aspecto glamuroso na cantora, evidenciando a característica performática.

Outra celebridade internacional que adotou o bob Joana D’Arc foi Zendaya, que utilizou o corte no Met Gala 2018. Sob o tema “Corpos Celestiais: Moda e o Imaginação Católica”, a atriz homenageou Joana D’Arc com um visual moderno e afiado.
Foto: Zendaya no Met Gala 2018 (Foto: reprodução/Noam Galai/Getty Images Embed)
No Met Gala 2025, Pamela Anderson apareceu com o bob reto e a franja mais curta que o usual. Conhecida como um sex appeal nos anos 90, a atriz passa uma imagem mais limpa e forte ao abraçar sua beleza natural.
Foto: Pamela Anderson no Met Gala 2025 (Foto: reprodução/John Shearer/Getty Images Embed)
Também no Met Gala desse ano, a atriz vencedora do Oscar, Zoe Saldaña, utilizou o dandy bob para deixá-la com um visual chique. A hairstylist responsável foi Mara Roszak, que declarou que se inspirou em linhas cônicas, elegantes e sob medida ao fazer o visual da atriz.
Foto: Zoe Saldaña no Met Gala 2025 (Foto: reprodução/Dimitrios Kambouris/Getty Images Embed)
Se você está em uma fase de recomeço e quer passar essa mensagem através do cabelo, o bob Joana D’Arc é uma ótima escolha. O visual moderno e atemporal traz personalidade para quem busca novidades, e inspiração é o que não falta.