8 jeitos de manter o equilíbrio entre vida e trabalho no fim do ano

Por Ana Gomez
6 min de leitura

Todos sabem que dezembro é oficialmente o mês das festas. Elas devem ser divertidas e para muitos, esta época é sagrada. Porém, que normalmente se transformas em momentos agitados em vez de alegres, imitando a cultura do trabalho em que muitas pessoas estão diariamente imersas.

A Associação Psiquiátrica Americana revelou que 31% dos adultos acreditam que ficarão mais estressados nesta temporada de festas em comparação com o ano de 2021. Estar sempre conectado aumenta o estresse e compromete nossa produtividade e bem-estar mental e físico. Este sentimento é cumulativo e em muitos casos leva a pessoa ao esgotamento.

Na temporada de férias, a rotina agitada aumenta o risco de a pessoa ter o burnout, a menos que pratiquemos intencionalmente a produtividade consciente.

No meio das compras dos presentes, de ir a festas e planejar atividades familiares, além das festas de final de ano, é bastante provável que você tenha pouco ou não tenha tempo para relaxar e aproveitar este momento.

É importante parar e perguntar com que frequência você sente falta da alegria devido ao estresse que acaba criando para si mesmo. Ao lembrar o que as férias significam para você e reservar diariamente alguns minutos para cuidar de si, o estresse desse momento pode desaparecer.


Sair para comprar presentes pode ser muito estressante (Foto: George Dolgikh/Pexels)


A seguir listamos oito dicas para te ajudar a encontrar um tempo para si mesmo.

  • Faça do seu jeito: não deixe que estas festas façam com que você abra mão do seu poder pessoal. Evite a agitação, o materialismo e a comercialização, em vez de deixar isso te tirar do sério ou estragar o verdadeiro significado que você tem nessa época do ano. Comemore esta data de uma forma que faça sentido para você.
  • Mantenha as coisas simples: a tradição faz parte da temporada de festas, mas só porque você sempre fez as coisas de uma maneira, não significa que você não pode mudar. Esse caos pode te levar ao estresse em excesso. Reduza velhos hábitos. Tire ênfase dos grandes gestos e foque em atos simples de prazer.  Quando você não aguentar mais, não se sinta pressionado a ir a todas as festas ou comprar um presente especial para todos.
  • Você em primeiro lugar: coloque você no topo da sua lista de presentes de fim de ano. Se você tem costume de deixar suas necessidades no final da lista para atender as demandas pessoais ou profissionais, você não está sendo a melhor versão de si mesmo. O autocuidado prepara você para dar mais atenção aos outros. Para evitar conflitos familiares durante as festas de fim de ano, coloque suas necessidades no primeiro lugar, valorize o seu tempo e peça aos outros que façam o mesmo evite se envolver em fofocas da família e elimine todos os possíveis gatilhos.
  • Mantenha uma rotina de exercícios: realizar caminhadas curtas ou meditações podem te ajudar a relaxar sua cabeça e corpo. Ao reservar diariamente um momento para relaxar, o estresse não vai parecer tão opressor.
  • Tenha momentos de introspecção: se você faz aquelas compras infinitas na multidão, a última coisa que você quer no final do dia é mais barulho e caos. Quando sua família/convidados forem dormir ou irem embora, desfrute de um momento em frente às decorações de Natal. Reflita o que essa época representa para você. Crie um local aconchegante, privado e silencioso onde você pode relaxar sem ser interrompido.
  • Dê um tempo extra a si mesmo: acalme seu dia de trabalho com um tempo extra entre os compromissos para tentar amenizar o estresse. Se você está se sentindo pressionado pelos seus familiares ou amigos para se encontrarem, comprar mais presentes ou cozinhar mais, seja capaz de dizer não a estas demandas e faça um esforço para desacelerar.
  • Antecipe-se ao estresse e esgotamento no trabalho: certifique-se de entender qual é o seu limite, e perceba este antes dos sinais de estresse aparecerem. Evite prazos irrealistas. Coloque as tarefas com prazos bastante razoáveis. Desconecte-se no final do dia e estabeleça limites para conseguir proteger seu tempo pessoal e privado.
  • Equilibre seu tempo entre permanecer ativo e descansar: não arrisque sua saúde ou perca suas rotinas de autocuidado. Você precisa delas no seu período de férias. Uma caminhada, corrida ou meditação já proporcionam um impulso bioquímico. A realização da atividade física aumenta as endorfinas. Acalmando a mente estimula a parte do cérebro que amortece os surtos de adrenalina e cortisol que acompanham o estresse.

Seguindo essas dicas, o estresse que você teria nessa época do ano será bastante reduzida, melhorando a sua qualidade de vida e daqueles que estão ao seu redor.

 

Foto destaque: Além de planejar atividades familiares, ir a festas e comprar presentes, é bom deixar o trabalho um pouco de lado para conseguir relaxar e aproveitar essa época do ano. Reprodução/Getty Images

Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile