A chegada do verão pode modificar a necessidade de alguns dermocosméticos

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
4 min de leitura

A estação mais fria já foi embora e a mais quente chegou para ficar. Com isso, será que é preciso mudar a rotina de skin care para combinar com o verão?

Existem cosméticos que podem ser usados durante o ano inteiro, mas fazer algumas mudanças de acordo com as estações não é uma má ideia. De acordo com a dermatologista Karine Okamoto, em entrevista à L’Officiel, “as temperaturas mais elevadas e a maior incidência da radiação ultravioleta contribuem para o risco de queimaduras solares e câncer de pele”. Podendo causar acne, sardas brancas, manchas, miliária e micoses, por exemplo. 


Mulher fazendo a rotina de skin care e bebendo água (Reprodução/Pinterest)


O filtro solar é indispensável. Não é preciso mudar o tipo do produto para a temporada de Sol, mesmo que existam opções variadas para desde peles oleosas a secas. É recomendado a utilização de proteção solar (FPS 30) ou superior para o uso diário e deve conter proteção contra raios UVA. É necessária a reaplicação a cada duas horas, mas esse tempo pode diminuir se houve contato da pele com água ou se houver transpiração excessiva. 

A escolha de um protetor com cor também ajuda, já que ele bloqueia a luz visível, que pode auxiliar na piora de certas doenças, como o melasma. Caso não consiga se adaptar, a aplicação de um protetor sem cor e de um BB Cream ou uma camada de base também é uma possível substituição.

O uso de qualquer cosmético deve ser consultado previamente com uma dermatologista, pois, dependendo da pele e da forma usada, pode ocasionar problemas.

Alguns ácidos promovem uma maior renovação epidérmica, podendo deixar a pele mais sensível e propensa a inflamações e manchas. É apropriado o uso de ácidos menos agressivos e mais seguros durante o verão, como os ácidos glicólico, cítrico, málico, láctico, ascórbico e o hialurônico.

Hidratar a pele é necessário em qualquer época do ano, mas é preciso consultar um dermatologista para descobrir qual a melhor opção para o seu tipo de pele. Alguns produtos podem deixar a pele oleosa mais oleosa assim como outros produtos podem piorar a pele seca ou até ocasionar uma irritação em peles sensíveis. Além disso, o hidratante labial com FPS é uma opção que não pode ser substituída apenas pelo gloss ou batom e não é recomendado o uso em conjunto dos produtos, pois pode interferir na proteção solar.

A vitamina C, em sérum ou creme, é perfeita para todas as épocas do ano. Ela auxilia no clareamento de manchas e na uniformização da pele, corrige rugas e linhas de expressão, ilumina a pele e evita o envelhecimento precoce.

A água termal é uma aposta certeira para o verão. Mesmo não sendo uma opção de substituição do hidratante, pois não repõem a barreira cutânea, a água ajuda na maior hidratação da pele. Isso porque ela tem ação calmante e antioxidante — podendo até ser usada após procedimentos mais agressivos, como o peeling —, protege a pele de agressões diárias, refresca e suaviza irritações. Uma dica é colocar o produto na geladeira para, quando for ser utilizado, a água estar mais refrescante.

Um lembrete é de não utilizar sempre o esfoliante, porque poder irritar a pele, provocando a piora de certos casos — como um possível efeito rebote na produção da oleosidade. Quando for fazer a esfoliação, é apropriado que a faça no máximo duas vezes por semana e que não seja em dias seguidos.

 

Foto destaque: Mulher, com copo de água, fazendo a rotina de skin care. (Reprodução/Pinterest)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile