Quem está por dentro das novidades do mundo do skin care com certeza já ouviu falar do ácido ferúlico. O ativo vem conquistando cada vez mais espaço tanto nas discussões sobre o que está em alta hoje nos cuidados com a pele, quanto nas prateleiras.
Camila Salazar, da Clínica Les Peaux, conversou com a revista Vogue Brasil sobre o ácido ferúlico.
Camila explica que o ácido ferúlico pertence ao grupo dos ácidos fenólicos, comum de ser encontrado em tecidos vegetais, como salsa, uvas, grãos integrais, sementes de cereais e espinafres. “Ele é considerado um antioxidante poderoso, além de ter propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, anti neoplásicas e imunoestimuladoras“, conta a médica.
A função do ácido ferúlico
“Na dermatologia, sua principal função é retardar o processo de envelhecimento cutâneo, uniformizar o tom da pele e contribuir para a prevenção do câncer de pele. Suas propriedades antioxidantes protegem o DNA das células cutâneas dos danos induzidos pela radiação ultravioleta, bloqueando a ação e formação dos radicais livres”.
Camila explica que o ácido atrapalha a ação das células produtoras de melanina e também da tirosinase, principal enzima responsável pela hiperpigmentação da pele. Por este motivo, o ácido ferúlico é bastante presente em formulações fotoprotetoras, anti-inflamatórias e que proporcionam a melhoria da pele e prevenção de linhas finas e rugas, atenuando manchas escuras, auxiliando no tratamento de melasma, acne e na prevenção do câncer de pele.
O ácido ferúlico é frequentemente encontrado em séruns. Foto: reprodução/Freepik
Incluindo o ácido ferúlico na rotina de cuidados
Podendo ser utilizado também isolado porém mais frequentemente usado em associação a outros ativos como vitamina C, E, cafeína e ácido tranexâmico, atuando estabilizando e potencializando os outros compostos. Muito comumente encontrado em séruns. “Algumas gotas são suficientes para serem aplicadas e espalhadas na pele pela manhã, antes do hidratante e do protetor solar, todos os dias” ensina a dermatologista.
“Como o ácido ferúlico possui propriedades que ajudam a proteger a pele dos danos causados pela radiação solar e luz visível, é preferível que seja utilizado durante o dia, assim como o protetor solar. No entanto, não há contraindicações de ser utilizado também no período noturno“, encerra Camila.
Foto de capa: O ácido ferúlico é o novo queridinho na rotina de skin care. Reprodução/Freepik