O ácido salicílico é o mais novo queridinho na rotina skincare e segundo dermatologistas é o mais indicado para o tratamento contra acne e pele oleosa. Esse ativo é um esfoliante químico denominado beta-hidroácido, com ação anti-inflamatória e antibacteriana, seus benefícios ainda vão além, ele controla o nível de oleosidade, promove esfoliação leve, causando dessa forma, uma descamação delicada na pele ocasionando menos produção de sebo, desobstrui os poros, e por último melhora a textura da cútis.
É o que afirma a médica dermatologista Michele Monteiro, da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) com poderosas propriedades de combate à acne, pois possui ação anti-inflamatória e também de renovação da pele, promovendo uma suave esfoliação química que evita o acumulo de células mortas que podem obstruir os poros e levar ao surgimento de pústulas e comedões. Ele também age no controle da produção de sebo, ajudando a evitar a oleosidade facial excessiva”, destacou.
Tratamento com ácido salicílico (Foto: Reprodução/A Gazeta)
O ácido pode ser usado no rosto, nos braços, coxa e também em outras regiões, ele auxilia no clareamento e renovação celular. Esse ativo é facilmente encontrado em diversos produtos desde sabonetes, loções secativas até procedimentos estéticos. Para os casos mais complexos é recomendado o tratamento com peelings químicos, pois apresenta um resultado mais eficaz no aspecto da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão.
“Esse é um ativo é bastante utilizado em sabonetes faciais, gel de limpeza, loção tônica para pele oleosa ou acneica e em tratamentos mais concentrados para espinhas. Há também formulações em sérum, que podem ainda ser associadas à outras substâncias, como a vitamina C, que ajuda a potencializar a ação renovadora do ingrediente, por exemplo“, explica a dermatologista.
{slide}
O produto também é indicado no tratamento contra rugas, devido a remoção de células mortas na pele; é indicado para o tratamento de psoríase e cicatrizes, pois ao renovar a textura da pele permite que ela fique mais suave e diminui os sinais da psoríase; contra a acne ele tem função adstringente prevenindo e equilibrando o nível de oleosidade da pele.
É importante ressaltar, que o tratamento com esse ativo requer acompanhamento com o médico dermatologista de confiança. Em alguns casos pode provocar irritação na pele, especialmente aquelas com rosáceas e mulheres grávidas devem evitar seu uso.
Foto destaque: Benefícios do ácido salicílico. Reprodução/Hogarmania.