Alopecia: quais as causas e tratamento adequado

Jayanda Rezende Por Jayanda Rezende
3 min de leitura

A ficção mais uma vez abordando assuntos que devem ser falados, na novela das 19hrs da Rede Globo “Vai na fé” mostrou a dor e vergonha da personagem Marlene vivida pela atriz Elisa Lucinda, a personagem tirou a peruca e se olhou no espelho revelando sua doença, ela tem Alopecia areata, que é uma doença inflamatória causando a queda do cabelo, deixando falhas circulares no couro cabeludo.


Marlene personagem da atriz Elisa Lucinda (Foto/reprodução site Gshow)

 

 


Mais muitos não sabem o que ocasiona essa doença e muito menos como trata-la ou até mesmo se existe cura para essa doença, os especialistas dizem que a alopecia tem diversos tipos e cada uma se manifesta de formas diferentes, dificultando um pouco mais o diagnóstico, uma vez que as quedas de cabelo são comuns serem ocasionada por estresse.

Por esse motivo a dermatologista Hadassa Barros explica brevemente cada uma delas “a alopecia androgenética tem origem genética, está associada aos níveis de hormônio masculino no sangue e gera uma miniaturização dos pelos. A alopecia areata está relacionada às doenças autoimunes e gera falhas arredondadas em todas as regiões que crescem pelo. As cicatriciais são mais raras, acontecem após um processo inflamatório que danifica o folículo piloso e impede o crescimento do cabelo na região. A frontal fibrosante tem maior incidência entre as mulheres, principalmente após a menopausa, e gera a perda do cabelo na parte frontal dos fios, dando a impressão do aumento da testa. Por fim, a de tração é comum em mulheres que usam penteados presos por períodos prolongados, caso de tranças ou mega hair”.

A alopecia também pode ser causada por evento emocionais, como a gestação, a falta de vitaminas e problemas de tireoide, a doença tem tratamento, em alguns casos é reversível e outros não e o que se sabe também é que a alopecia de tração é comum dar mais em mulheres na maior parte em mulheres negras, isso por que o que ocasiona são os penteados de maior duração como as tranças, por exemplo, sendo uma característica cultural usada por mulheres negras, o penteado que pega mais na raiz do cabelo ocasiona uma ação inflamatória, deixando com caroços no couro cabeludo e vermelhidão.


 

 

Alopecia Areata (Foto/reprodução site BBC)


A orientação é que assim que se achar algum sinal de queda dos fios procure logo um especialista para o diagnóstico, quanto mais cedo se descobrir maiores as chances de reversão do quadro, o Sistema único de Saúde (SUS) já conta com especialistas e tratamento para todos os tipos da doença.

Foto destaque: Alopecia, quando procurar um especialista (reprodução site AnaMaria)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile