Depois de as Kardashians terem divulgado o contorno facial como seu segredo para uma make perfeita, a técnica explodiu nas redes.
O maquiador Felipe Azevedo explica sobre o contorno:
“O contorno tem a intenção de projetar ou suavizar os traços do rosto. A técnica também é utilizada por artistas de transformação que copiam as características de outras pessoas”.
Mais uma função dele é mostrar as sombras que se vão depois do uso da base, que faz o trabalho de uniformizar a pele.
Sobre o tom ideal, a escolha do contorno pede algum conhecimento sobre seu subtom de pele, se é rosado, amarelo, neutro ou oliva. A maquiadora Paloma Marques diz:
“A sua cor também deve ser considerada na hora de decidir a intensidade do produto. Quanto mais clara você for, mais claro o contorno precisa ser; o contrário também é válido.”
“Caso você não consiga identificar, opte por tons neutros”, explica Felipe.
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/q9BToW6IY0k” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
Letícia Alencar ensina a fazer o contorno facial.
Sobre o pincel adequado, Felipe conta:
“Hoje, a minha indicação não é um pincel, mas sim a famosa esponja para maquiagem. Elas são fáceis de manusear, esfumam muito bem e podem ser usadas em todas as partes da face”.
Ele ainda diz que o ideal é usar o material úmido, evitando assim a absorção desnecessária de produto. Para quem ainda prefere pincel, Paloma diz que o chanfrado é uma alternativa, por conta de seu formato que encaixa nas áreas que serão contornadas.
Para começar a contornar, o primeiro passo é entender os pontos que você quer realçar e suavizar.
“Geralmente os locais escolhidos para o contorno são testa, nariz, mandíbula e maçã do rosto”, diz Felipe.
Paloma aconselha a usar a orelha como parâmetro para as bochechas, para a criação de uma linha reta que vai até três dedos antes da boca, além de fazer dois traços retos no nariz e uma curva na testa.
Não existe padrão para aplicação pois existem diversos formatos de rostos, por isso é importante conhecer bem o seu.
Felipe ainda lembra da importância de um skincare bem-feito, afim de evitar a absorção de maquiagem pela pele.
Foto de capa: Reprodução/Freepik