Axilas: dicas de skincare para mantê-las macias, suaves e perfumadas

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura

Quando se fala em skincare, logo lembramos das áreas mais expostas como o rosto, braços e pernas, e sempre esquecemos das axilas. Porém, apesar de ficarem escondidas, elas merecem muita atenção e cuidado já que a pele da região é bastante sensível.

Com o verão chegando, os cuidados na região devem ser dobrados, e os motivos são diversos. Devido as altas temperaturas, a transpiração e o risco do mau odor aumentam consideravelmente. Além disso, para encarrar o alto calor da estação, usamos e abusamos das regatas e blusas de alcinha, deixando a região sensível à mostra. E manter as axilas macias, suaves e protegidas é ainda mais importante.

Os cuidados com a região começam na hora do banho. Para higienizar a axila, utilize sabonete adequado ao seu tipo de pele e espoja macia, realizando movimentos delicados, e em seguida enxágue. Enxugue a região muito bem, já que, assim como os pés, o local tende a ficar abafado e úmido, a combinação perfeita para a proliferação de fungos e bactérias causadores de irritação e mau odor.

Se você não gosta e não se sente confortável com os pelos nas axilas e prefere depilar, tenta escolher um método que não agrida a região. Se optar pelo uso da cera, use a descartável e tenha cuidado com a temperatura, para não correr risco de se queimar. Se preferir usar a lâmina ou o barbeador, lembre-se de fazer a higienização do aparelho, de preferência com o álcool 70%.

Após a depilação lave a região com sabonete hidratante e enxugue delicadamente. E lembre-se de que, antes e depois da depilação, deve-se evitar utilizar as substâncias com ácidos e exposição ao sol.


Veja cuidar da pele de suas axilas com alguns passos simples / Foto: DermaClub


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia- Regional Rio de Janeiro (SBD-RJ), toda vez que a pele é agredida, ela reage com um processo inflamatório e surge o pigmento escuro. Ainda de acordo com a sociedade, uma das razões para o escurecimento está a utilização da cera muito quente para se depilar, e surgimento frequente de pelos encravados e a exposição excessiva ao sol. Para ajudar e uniformizar a área, esfolie pelo menos uma vez na semana, ela desencrava os pelos e remove as células mortas da superfície da pele.

Invista na proteção e cuidado das axilas. E depois vem a escolha do antitranspirante que tem um papel fundamental, pelo fato de que o produto tem a função de inibir a proliferação de fungos e bactérias que causam o mau odor.

 

Foto destaque: cuidados na axila são de extrema importância, para mantê-la saudável. Reprodução/iStock/Divulgação

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile