Você sabe o que é bichectomia ou já ouviu falar? Provavelmente sim, no ano de 2016 esse procedimento viralizou e muitas pessoas fizeram, postando o antes e o depois com o resultado. No universo da beleza não é novidade, mas voltou a ficar entre os tópicos mais buscados nas redes sociais nos últimos meses depois que o Tik Tok ficou obcecado em especular quais celebridades já recorreram ao procedimento.
O procedimento cirúrgico consiste em retirar gordura abaixo das bochechas e deixar o rosto mais fino. O rosto arredondado e bochechas grandes são as principais reclamações de pessoas que buscam esse procedimento, o resultado é o maxilar fino e esculpido, porém, a bichectomia não é indicada para todas as pessoas e é irreversível. O cirurgião plástico André Maranhão, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro, falou sobre esse procedimento para a revista Vogue.
Eiza González antes e depois. (Foto: Reprodução/Getty Images)
A bichectomia é uma cirurgia que remove a gordura da bola de Bichat, um tecido localizado na porção profunda das bochechas. “Ela é proporcionalmente maior na face das crianças e diminui à medida que o indivíduo envelhece, porém, em alguns adultos, ela continua proeminente mesmo com o passar dos anos e pode ser incômodo na parte interna da boca, gerando feridas em função do contato com a mastigação” explica o médico. O resultado do procedimento é um rosto menos arredondado o que faz com que as pessoas optem por ele, até mesmo no mundo das celebridades, famosas como Megan Fox, Jennifer Lawrence, Eiza González e Victoria Beckham já recorreram ao procedimento.
A cirurgiã plástica Palmyra Geissler explica como o procedimento é feito: “Sob anestesia local ou geral, o cirurgião realiza pequenas incisões dentro da boca, na parte interna das bochechas do paciente, e remove parcialmente a gordura da bola de Bichat. Após a remoção, são realizadas suturas com material absorvível. Não há cortes na parte externa do rosto, apenas dentro da boca, logo, o procedimento não deixa cicatrizes visíveis” conta.
André ainda explica se a bichectomia é um procedimento seguro: “É um procedimento seguro, mas se não for feito com indicação correta, pode retirar excesso de tecido, gerando alterações em alguns ductos de produção de saliva localizados nesta região e, eventualmente, causar a perda da estruturação da face, gerando um envelhecimento precoce do paciente”.
A bichectomia é considerada procedimento simples e seguro, há riscos como qualquer outro procedimento, e claro se você pensa em fazer é necessário buscar um lugar seguro e um profissional de confiança.
Foto Destaque: Megan Fox. Reprodução/Getty Images