Carvão ativado o novo queridinho do autocuidado

Juliana Pequeno Por Juliana Pequeno
3 min de leitura

O carvão ativado foi inserido na rotina de skincare e nos cuidados com a pele, usado para diversas finalidades desde o século 17, o mineral agora virou o queridinho do autocuidado. Usado em sabonetes, esfoliantes faciais e até em creme dental e enxaguante bucal. O carvão ativado era usado antigamente para neutralizar odores e combater cheiros ruins. Agora ele está atrelado a produtos de beleza e cosméticos.

Esse material é recomendado por profissionais da área, em uma matéria produzida pela Correio Braziliense a médica dermatologista diz “É um tipo especial de carvão, produzido a partir da queima de madeiras, cascas de coco ou cortiça a altas temperaturas, com baixo teor de oxigênio” e continua “Ele funciona como uma esponja, absorvendo a oleosidade e as sujeiras da pele”.


Foto de carvão (Reprodução/ Freepik)


Para quem quer utilizar os benefícios do carvão para a pele, é indicado principalmente para peles oleosas, porque além de proporcionar limpeza ele age diretamente na oleosidade trazendo brilho para a pele, inclusive eliminando aquele resquício de maquiagem que fica e as impurezas do dia a dia, o esfoliante feito de carvão pode auxiliar também na diminuição de cravos e espinhas.

Mesmo trazendo todos esses benefícios é importante saber, que os produtos, no geral, não devem ser usados todos dias, normalmente uma vez por semana é o suficiente, para evitar ressecamento, vermelhidão e sensibilidade na pele, isso pode ser orientado por um dermatologista.

Para quem quer usar os benefícios para o cabelo também consegue, o produto além de deixar os fios mais fortes e resistentes deixa o cabelo com um brilho incrível. Assim como na pele o produto age nas regiões mais profundas do couro cabeludo, evitando resíduos que atrapalham na saúde dos fios, e eliminando a oleosidade.


Mulher com mascára de carvão (Reprodução/ Freepik)


E para quem gostaria de utilizar o produto, mas tem a pele seca e sensível assim como os fios também, é necessário buscar a opinião de um especialista antes de fazer o uso.

 

Foto destaque: Mulher com mascára de carvão Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile