Só os chocólatras de plantão online, porque agora vamos falar sobre o ~delicioso~ doce que é queridinho dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), o Brasil marca presença quando se trata em ser fã de chocolate. Isso porque o país é o terceiro maior mercado do mundo nesse alimento, tendo o consumo anual de, em média, 2,5 kg por pessoa.
(Reprodução: Foto/Freepik).
E como estamos na época oficial do consumo de chocolates, a Páscoa, resolvemos trazer para vocês alguns mitos e verdades sobre o doce que apresenta algumas controversas quando se trata da saúde de nossa pele.
Chocolate dá espinha?
Essa é a principal dúvida de todos que querem consumir essa maravilha sem prejudicar a pele. Então aqui vai uma ótima notícia: É mito. Até hoje não há comprovação científica da relação entre o chocolate e a produção de acne na pele. Porém o consumo em excesso pode contribuir sim com o aparecimento de espinhas, devido a quantidade de açúcar e gordura hidrogenada presentes na composição deste doce. Portanto, apreciá-lo com moderação não traz malefícios à saúde da sua pele.
Chocolate melhora o humor?
Verdade. Outra notícia boa para os fãs de carteirinha é que o chocolate, especialmente o amargo, aumenta a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, que afeta positivamente no nosso humor e bem-estar, influenciando diretamente no aspecto da nossa pele.
Chocolate acelera o envelhecimento da pele?
Mito. Apesar da crença de que chocolate envelhece, a ação deste alimento é justamente o contrário. Rico em flavonóides e polifenóis, o consumo em pequenas porções diárias melhora a estrutura da pele e do fluxo sanguíneo, retardando o fotoenvelhecimento.
Chocolate faz bem para os cabelos?
Verdade. Não é só para a pele que podemos contar com os benefícios desse alimento. Os produtos capilares a base de chocolate são ricos em antioxidantes e possuem ação umectante, além de deixar aquele cheirinho delicioso.
Foto destaque: Reprodução/Pexels.