Uma das proteínas presentes em maior quantidade no corpo de um ser humano (constituindo aproximadamente 33%), o colágeno apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como o fornecimento de uma maior resistência/elasticidade à pele, proteção dos tecidos e articulações do corpo, além de ajudar a cuidar de detalhes como a unha, os dentes e a gengiva e poder até auxiliar na regulação do sono.
Desta maneira, a fim de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, médicos e especialistas estão sempre listando produtos alimentícios que devem ser ingeridos para a garantia do colágeno no organismo.
Colágeno em diversos tipos de carnes
Carne vermelha: é considerado um alimento com uma alta fonte de aminoácidos, especialmente de glicina e prolina – utilizados para a síntese de colágeno. No entanto, em carnes bovinas ou suínas, tais elementos estão presentes em pedaços de difícil digestão, portanto, o recomendável é guardar pedaços mais magros e mastigar bem o alimento.
Peixe (salmão e camarão): possuem um grande destaque para a funcionalidade do colágeno, uma vez que a substância se encontra por todo o alimento (pele, escamas e até nos espinhos).
Frango/Peru: o colágeno está presente nestes alimentos nas partes mais gordurosas, como, por exemplo, o pé de galinha. Com isso, há um debate sobre um balanceamento da alimentação para adquirir a proteína. Uma maneira de extrair este colágeno é através do caldo desse ingrediente, por exemplo.
Além dos ossos, a proteína é encontrada nas cartilagens e tendões e auxiliam principalmente na manutenção da pele, unha e cabelo.
O colágeno é um grande auxilador de proteção e manutenção da pele humana (Foto: reprodução/Fotostorm/Istockphoto)
Legumes, verduras e frutas
No grupo dos vegetais, as verduras na cor verde-escura são os destaques da vez. Alimentos como brócolis, couve e espinafre possuem substâncias que atuam na síntese do DNA e RNA e que, consequentemente, produzem colágeno de forma natural.
Já no grupo das leguminosas, as cenouras adquirem uma grande quantidade de vitamina A, que tanto aumenta a produção de colágeno, quanto retarda sua degradação.
Por fim, frutas como manga, abacaxi e kiwi também ajudam a manter uma pele limpa, jovem e saudável. Ademais, o grupo das frutas vermelhas (morango, framboesas, mirtilos e amoras) apresentam em sua formação um antioxidante denominado licopeno, que aumenta a capacidade do organismo de secretar o colágeno.
Outros alimentos recomendados
Ovo: principalmente a clara. Não são fontes diretas do colágeno, porém apresentam baixo nível calórico e alto teor nutritivo.
Alho: utilizado por muitos no preparo dos alimentos, o ingrediente faz parte do grupo que tem como uma de suas funções proteger a pele do rápido envelhecimento.
Leite e seus derivados: com um destaque para o iogurte, estes produtos elevam a regeneração do colágeno no organismo.
Foto Destaque: Comidas que são ricas em colágeno.(Reprodução: Fascinadora/Istockphoto)