Como aumentar a duração do perfume na pele

Anna Beatriz Guanaes Por Anna Beatriz Guanaes
4 min de leitura

Não importa a estação do ano, se sentir limpa e cheirosa é sempre uma grande preocupação das brasileiras. Muitas mulheres, inclusive, carregam em suas bolsas sua fragrância preferida, para retocar o aroma durante o dia. Contudo, existem dicas e truques que podem prolongar a duração do seu perfume na pele.


A duração do perfume pode aumentar com algumas dicas e truques (Foto/ Reprodução/ Instagram)


Em conversa com a revista L’officiel, a Dra Mariana Veloso, médica dermatologista, que também atua na área da estética, destacou algumas dicas simples para a hora de aplicar o perfume na pele, que podem fazer total diferença:

– Sempre aplicar o perfume ao sair do banho, com a pele ainda levemente úmida. Isso permitirá uma maior fixação do perfume, já que ajudará a selar a umidade da pele.

– Borrifar o perfume nas áreas de pulsação do corpo, como pescoço, pulsos e atrás das orelhas, áreas onde o calor corporal é mais elevado. Os pontos mais quentes da pele ativam as notas aromáticas e prolongam a duração do perfume.

– Esfregar o perfume na pele após aplicá-lo pode quebrar as moléculas do perfume e reduzir a duração da fragrância, então é importante evitar a fricção do líquido na pele se quiser continuar cheirosa por mais tempo.

Quando perguntada sobre a relação das áreas do corpo com a duração do perfume, ela revelou que as áreas com menos circulação sanguínea e mais expostas aos fatores externos podem, de certa forma, fazer com que a fragrância se esvaia com maior facilidade. Como exemplo citou as mãos, por serem altos pontos de contato, braços e pernas, por terem menos calor corporal, além das roupas, já que os tecidos não fixam os perfumes com facilidade.


Áreas mais quentes do corpo seguram melhor o perfume (Foto/ Reprodução/ Freepik)


Já Peter Paiva, artesão na área de cosméticos criativos, revelou os fatores que se deve avaliar ao escolher perfumes mais duráveis na pele. Segundo ele, as notas de fundo mais fixadoras são as amendoadas, e as mais fracas levando em conta a mesma característica são as mais leves e picantes.

É sempre importante experimentar o perfume na pele antes de comprá-lo, tendo em mente que assim que borrifado, o perfume terá um cheiro completamente diferente de quando é absorvido pela pele, já que algumas das notas evaporam com o tempo.

Ainda de acordo com Paiva, a escolha do perfume não deve só levar em conta as notas que mais se adaptam à sua pele, mas também ao seu estado de espírito e emocional, já que o produto é uma expressão muito pessoal.


É importante se conhecer e ter paciência na hora de escolher o melhor perfume (Foto/ Reprodução/ Freepik)


A revista também conversou com Karina Soeiro, mestre em ciências farmacêuticas, que esclareceu se as mudanças de estação podem influenciar na duração dos perfumes. Segundo ela, os perfumes tendem a aderir melhor à pele nas temperaturas baixas, já que possui uma evaporação mais lenta.

Já no verão, como a transpiração aumenta, tendemos a exalar mais fragrância, resultando numa perfumação mais evidente, porém menos duradoura, o que requer o retoque do perfume de tempos em tempos.

Foto Destaque: Perfumes são muito pessoais e podem virar parte da sua identidade/ Reprodução/ Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile