A argila é um ingrediente presente na natureza que tem propriedades antioxidantes, além de conter a oleosidade e ajudar a cicatrizar a pele. Existem vários tipos no mercado, cada uma com uma atuação diferente, de acordo com os elementos em sua composição.
Argila branca
Esse produto possui em sua composição substâncias como o sódio, potássio e ferro. Ela tem um efeito de peeling suave, ou seja, promove a renovação da pele, eliminando as células mortas.
A argila branca também clareia a pele, por isso é muito usada para diminuir manchas. Além disso, ajuda a controlar a oleosidade, mas sem ressecar a derme.
Argila verde
Com um Ph neutro, ela ajuda a acalmar a pele, além de ter função cicatrizante. Por isso, é ideal para peles acneicas, pois ajuda a cicatrizar e minimizar a inflamação. Ela também ajuda a controlar a oleosidade, o que pode reduzir a acne com o uso prolongado.
Máscara de argila renova a pele e ajuda no controle da acne. (Foto: reprodução/Freepik)
Argila negra
Essa argila tem um grande poder detox na pele, ou seja, remove as impurezas e esfolia de forma leve, o que promove a renovação celular. Ainda, tem ação antibacteriana e reduz a inflamação, sendo útil também para a pele com acne.
Argila natural ou industrializada
É possível encontrar a argila pura em lojas de produtos naturais e cosméticos e fazer a sua própria máscara, ao adicionar água ou soro fisiológico.
Também existem várias linhas de cosméticos, que contém a substância em sua composição. Nesse caso, além da argila, combinam outros compostos como óleos naturais, que potencializam o efeito.
Orientações de uso
Para obter o melhor resultado com o uso da argila, indica-se aplicar sobre a pele limpa e seca, com uso de um pincel ou com a ponta dos dedos. A camada não deve ser muito fina nem muito espessa, evitando a região dos olhos para não causar irritação.
O produto deve ficar entre 15 e 20 minutos ou até começar a secar nas bordas, em seguida, enxágue com água fria até remover por completo. Para finalizar aplique um hidratante e protetor solar caso vá sair de casa durante o dia.
A frequência de uso depende do tipo de pele, se mais oleosa, pode-se incluir na rotina até duas vezes na semana.
Matéria por Luciana Franco (Lorena – R7)
Foto Destaque: Mulher deitada com máscara no rosto. Reprodução/Andrea Piacquadio/Pexels