INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Beleza

Conheça a história de poder do batom vermelho

O batom vermelho é uma representação da beleza feminina há anos. Desde o Egito Antigo, passando pela Idade Média até os dias de hoje, a cor vermelha nos lábios sempre esteve presente como um símbolo de poder, sedução e elegância. Foi utilizado em 1950, pela atriz Marilyn Monroe, que passou a ser sinônimo de sensualidade.

A histórica estrela de Hollywood costumava aplicar cinco camadas do batom vermelho e usava técnicas de contorno para os lábios ficarem mais volumosos dando um charme a mais. As atrizes famosas Angelina Jolie, Anne Hathaway, e Julia Roberts também usaram batom vermelho e fizeram história.


Marilyn Monroe posando para foto (Foto: reprodução/Revista/Vogue)


O começo

 As mulheres usavam materiais naturais como pigmentos de frutas e insetos para colorir seus lábios. No Egito Antigo, Cleópatra já usava um batom vermelho feito de carmim de escaravelho esmagado e óleo de rícino. Na Idade Média, o batom vermelho era visto como um sinal de sedução e sensualidade, sendo usado principalmente pelas cortesãs.

A rainha Elizabeth no século 16 divulgou o batom vermelho em diversas aparições públicas. Nesta época era utilizado uma mistura de cera de abelha e corante vermelho. Na Segunda Guerra Mundial, as mulheres usavam batom vermelho como um sinal de patriotismo e para elevar a autoestima. No século 20 a atriz Marilyn Monroe e a Audrey Hepburn ajudaram a popularizar ainda mais. Nos dias de hoje, o batom vermelho é um item essencial na necessaire de muitas mulheres, com uma vasta gama de tons e acabamentos para escolher.

A cor do poder

O batom vermelho é considerado um item de empoderamento desde 1912. Feministas como Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Perkins Gilman usaram o cosmético durante a marcha sufragista em Nova York. Elas lutavam pelo direito das mulheres ao voto. Hoje, o batom vermelho ainda carrega este sentimento de poder e força. Ao passar esse batom nos lábios, a mensagem de atitude, personalidade, brilho e um pouco de sensualidade, levantando a autoestima e passando confiança.

Qual o tom certo

O tom de vermelho ideal para cada tipo de pessoa, é recomendado observar o seu subtom de pele. Vale ressaltar que qualquer pessoa tem a liberdade para usar o tom que lhe agradar. Pessoas que possuem pele branca rosada, combina perfeitamente com tons que beiram o cereja e fúcsia. Já os tons alaranjados e tomate, são ideais para pele branca amarelada, imprimindo uma modernidade que pode ser explorada em maquiagens do dia a dia.

Para peles negras amareladas, qualquer nuance de vermelho permite um visual incrível, pois este tom de pele é muito versátil. Se a pessoa tem pele morena rosada, invista em vermelhos frios, como o bordô, deixando o look mais elegante. Peles pretas são ideais para vermelhos fechados como ameixa, sangue, telha e vinho. 

Foto destaque: Modelos posando para foto maquiadas e de batom vermelho (Reprodução/Site/Pinterest/Pinterest/Pajaris)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...