Conheça cinco erros e acertos ao cuidar de uma pele oleosa

Joana Tchian Por Joana Tchian
5 min de leitura

Para quem tem pele oleosa, o autocuidado tem que ser ainda mais intenso. A rotina de skincare, atualmente, está mais completa e efetiva, já que há várias opções de produtos específicos para este tipo de pele. Os ingredientes tornaram-se ainda mais eficientes e sofisticados, mas ainda há uma dúvida sobre como tratar a pele oleosa.

A dermatologista e fundadora da clínica Self, em Londres, Anjali Mahto, explica o que se deve ou não fazer em uma pele oleosa.

Não limpe a pele agressivamente

Sabe aquela sensação de secura e repuxamento após limpar a pele com um produto? Apesar de dar a impressão de que o óleo da pele foi eliminado, a sensação pode ser ainda pior. “Não há necessidade de remover agressivamente toda a oleosidade da pele; na verdade, isso provavelmente pode ter o efeito oposto do que você está tentando alcançar e aumentar a produção de oleosidade, é o que chamamos de efeito rebote”, explica a dermatologista. “Eu sempre defendo a limpeza suave com um creme de limpeza ou espuma para lavar o rosto”.

Use ingredientes específicos para controlar a oleosidade

Um ótimo ingrediente que ajuda a controlar a oleosidade e vale a pena incluir na rotina de skincare é o ácido salicílico. “Ele penetra profundamente e ajuda a quebrar e dissolver o excesso de oleosidade, enquanto desobstrui os poros”, explica Mahto. “Isso pode ajudar a prevenir cravos e espinhas”.

A dermatologista ainda recomenda a incorporação do niacinamida (vitamina B3), para ajudar no controle e produção de óleo, melhorando tanto a uniformização quanto a textura da pele. Além disso, fazer o uso de ácidos também é bastante eficaz no tratamento da oleosidade, mas “a chave é não exagerar e sobrecarregar o rosto”.

Evite produtos à base de óleo

A dermatologista não aconselha o uso de produtos que contém óleo em sua composição. “No geral, aqueles com pele oleosa que usam produtos à base de óleo tendem a ter espinhas, mas tudo depende do indivíduo- teste e veja qual é a reação da pele. Se não aumentar o aparecimento da acne, não há problemas em utilizá-los”, diz a médica. “Geralmente é melhor evitar produtos que podem obstruir os poros e mais pesados se você tem pele oleosa, principalmente do ponto de vista da prevenção”.

Os cleasings oils são bastante eficazes na remoção de poluição e impurezas da pele e de maquiagem, mas podem deixar vestígios de óleo em sua pele. “Eu recomendaria seguir com uma segunda limpeza, com espuma ou creme de limpeza para garantir que a pele esteja devidamente livre de qualquer óleo residual antes de passar para a próxima etapa do skincare”, aconselha Mahto.


Dicas para cuidar de peles oleosas (Foto: Reprodução/Pinterest/EsteticaBrunaRibeiro)


Rotina de cuidados básicos com a pele oleosa

• Manhã:

– Produto para fazer a higienização da pele;

– Creme para a região dos olhos;

– Use um sérum antioxidante;

– Use e abuse do protetor solar.

• Noite:

– Produto para fazer a higienização da pele;

– Creme para a região dos olhos;

– Faça tratamentos pontuais: use ácidos, se necessário;

– Use um creme noturno caso sua pele esteja áspera ou seca.

“Além disso, eu recomendaria a esfoliação química duas vezes por semana- um esfoliante de ácido salicílico funcionaria bem para isso”, diz a dermatologista. “Os tipos de pele oleosa também se beneficiarão de certos tratamentos na clínica, como o laser BBL/Halo”, acrescenta.

Troque produtos emolientes por produtos umectantes

Quem tem pele oleosa já percebeu que não é muito bom usar fórmulas pesadas no rosto, então fique longe delas. “Evite cremes espessos”, diz a médica. “Qualquer coisa que seja emoliente ou oclusiva seria um não. Em vez disso, procure hidratantes umectantes (com a água como base), como o ácido hialurônico”. A dermatologista também acrescenta que existem alguns protetores solares que podem servir como hidratantes para peles oleosas, podendo substituir um hidratante separado para o período da manhã.

 

Foto destaque: Pele oleosa. Reprodução/DermaVisus

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile